PETIÇÃO PARA PARLAMENTARES EUROPEUS PRÉMIO SAKHAROV PARA OS CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO MÉDIO ORIENTE





PETIÇÃO PARA PARLAMENTARES EUROPEUS

PRÉMIO SAKHAROV PARA OS CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO MÉDIO ORIENTE


0100.000
72.465
72.465 pessoas já assinaram esta petição. Ajude-nos a conseguir100.000 assinaturas.
Todos os anos o Parlamento Europeu concede o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento a indivíduos ou organizações que lutam pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. O prémio de direitos humanos é concedido por uma realização específica em defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, particularmente o direito à livre expressão, salvaguardando os direitos das minorias, o respeito pela lei internacional, o desenvolvimento da democracia e a implementação da lei. O Prémio Sakharov tem como objectivo homenagear indivíduos que combatem a intolerância, o fanatismo e a opressão.
Neste ano, uma coincidência peculiar da agenda institucional torna evidente a decisão política do laureado. No dia 25 de Novembro de 2014, quarta-feira, o Papa Francisco visitará o Parlamento Europeu e falará ao plenário numa reunião formal. No dia seguinte o Parlamento Europeu concederá o prémio de direitos humanos.
Numa época de perseguição crescente aos cristãos, a União Europeia deve aprimorar o direito humano da liberdade de religião e opor-se à perseguição contra os cristãos na Europa e em todo o mundo. Uma homenagem apropriada seria uma premiação conjunta para o Patriarca do Patriarcado Católico Caldeu da Babilónia, Louis Raphael Sako, e para o Professor Mahmoud Al’Asali.
Muitas organizações internacionais reportam a crescente perseguição aos cristãos: o Observatório contra a intolerância contra os cristãos, Portas Abertas e Ajuda à Igreja que Sofre. Até a Amnistia Internacional relata uma “limpeza étnica de escala histórica”.
Portanto, a União Europeia deve aprimorar a promoção da dignidade humana das minorias religiosas e a protecção dos direitos humanos, isto é, o direito humano da liberdade de religião (Declaração Universal dos Direitos Humanos, Art. 18) e comprometer-se a agir concretamente contra a perseguição aos cristãos no Oriente Médio. Cristãos são mortos e têm de fugir de uma intensa perseguição no Iraque realizada por grupos terroristas islâmicos. Os cristãos no mundo árabe são pessoas deslocadas por causa de sua fé. A União Europeia deve chamar a atenção para o fato de que os cristãos têm o direito de exercer sua fé onde vivem.
Monsenhor Sako é a mais elevada autoridade religiosa dentre as minorias cristãs perseguidasCom sua coragem e determinação, ele inspira muitas pessoas a defenderem aquilo em que seu povo acredita, isto é, lutar pela liberdade de religião dos indivíduos e chamar a atenção para a perseguição aos cristãos no mundo árabe e em todo o mundo.
O Professor Mahmoud Al’Asali receberá uma homenagem pós-morte. Al’Asali é o “muçulmano que deu sua vida pelos cristãos de Mosul”. Ele se recusou a ficar calado sobre a violência contra os cristãos de Mosul, obrigados a escolher entre a conversão ao islamismo, o pagamento da jizyah (o imposto islâmico para os não-islâmicos), o exílio ou o assassinato. Al’Asali teve a coragem de se opor a esse constrangimento brutal, que considerava contrário aos mandamentos islâmicos. Ele pagou com sua vida por seu comprometimento e foi assassinado por soldados do Estado Islâmico no dia 20 de Julho de 2014.
As nomeações devem ter o apoio de ao menos 40 membros do Parlamento Europeu ou de um grupo político. Os membros individuais só podem apoiar um candidato. Cada proposta deve ser assinada e deve incluir evidências de apoio. Todavia, é uma amarga surpresa o fato de que o partido democrata “Partido Popular Europeu” (PPE) virou suas costas para os cristãos perseguidos. Para o grupo de centro-direita do Parlamento Europeu, sempre muito interessado em destacar sua boa relação com a Igreja Católica, a defesa das minorias cristãs não é mais um problema político. Sempre prontos para se encontrarem com oficiais do Vaticano, os democratas cristãos do PPE perderam a oportunidade de agir concretamente e implementar suas promessas eleitorais no momento da nomeação de um laureado do prémio de direitos humanos do Parlamento Europeu.
As nomeações para o Prémio Sakharov podem ser feitas por grupos políticos de pelo menos 40 parlamentares (prazo final: 18 de Setembro, quinta-feira às 12:00 em Estrasburgo). Uma lista curta com três finalistas, baseada nas nomeações, será votada em uma reunião dos Comités de Desenvolvimento, de Relações Exteriores e no Subcomité de Direitos Humanos no dia 6 ou 7 de Outubro em Bruxelas. Os presidentes dos grupos políticos escolherão o finalista no dia 16 de Outubro, quinta-feira. A cerimónia de entrega do prémio no Plenário ocorrerá no dia 26 de Novembro às 12:00 em Estrasburgo.

Comentários

Mensagens populares