PAQUISTÃO Homens armados matam clérigo sunita em Karachi

PAQUISTÃO
Homens armados matam clérigo sunita em Karachi
Segundo a polícia, parte ataque fatal de conspiração para instigar 
a violência sectária
ucanews.com correspondente, Karachi Paquistão
11 de setembro de 2014

Um clérigo sunita foi morto num tiroteio na cidade do sul do Paquistão, Karachi, nesta quarta-feira, no que parece ser um ataque sectário, disseram a polícia e os funcionários.
Maulana Masood Baig, um professor universitário e filho de proeminente clérigo paquistanês e director do  seminário Mufti Mohammed Naeem, foi baleado por desconhecidos que abriram fogo contra seu veículo no bairro de North Nazimabad, em Karachi. Foi levado à pressa para um hospital particular, onde foi declarado morto à chegada.
O ataque ocorreu três dias após o assassinato selectivo de Ali Akbar Kumaili, um clérigo xiita e filho do ex-senador, Allama Abbas Kumaili.
"Homens armados montando duas motos efectuaram os disparos e as provas recolhidas da cena do crime sugerem que foi um ataque sectário", disse o oficial de polícia Nadeem Tanoli.
Num comunicado de imprensa, o ministro da Informação Sharjeel Memon disse que a morte era parte de uma conspiração para instigar a violência sectária em Karachi.
"A polícia e os guardas estão trabalhando activamente para eliminar o terrorismo da cidade, e uma visível redução foi testemunhada em incidentes de assassinato selectivo", disse ele. Memon apelou aos clérigos e líderes políticos para ajudarem as iniciativas do governo.
A Imprensa paquistanesa informou que mais oito pessoas foram baleadas em incidentes separados ontem, o que levou as autoridades a tomar iniciativas várias.
No início desta semana, Majlis-e-Wahdat Muslimeen, um partido político xiita, foi chamado para uma operação militar em Karachi no Waziristão do Norte para eliminar a ameaça do terrorismo desde o centro financeiro do país.
Karachi, uma cidade portuária com cerca  de 20 milhões de pessoas, tem sido assolada pela violência religiosa, sectária e étnica.
A Comissão Independente de Direitos Humanos do Paquistão disse que 1.557 pessoas foram mortas em Karachi até Junho. De acordo com a comissão, mais de 3.200 pessoas foram mortas em Karachi, no ano passado, tornando 2013 um dos mais mortais ano até à data.

Comentários

Mensagens populares