VIETNAME Vaticano vê estreitamento dos laços Vietname como uma ponte para a Ásia

VIETNAME
Vaticano vê estreitamento dos laços Vietname como uma ponte para a Ásia
O respeito pela liberdade de religião é chave para melhorar as relações

AFP Hanoi  Vietname  12 de Setembro 2014
O Vaticano disse quinta-feira que estava comprometido em restabelecer relações diplomáticas com o Vietname como parte de uma tentativa de melhorar as relações com a Ásia em geral.
Papa Francisco está ansioso que a Igreja toque na  Ásia, um continente onde o número de católicos, actualmente apenas 3,2 por cento da população, está subindo.
Durante a sua visita de cinco dias à Coréia do Sul, em agosto - sua primeira viagem à Ásia - o papa pediu aos países comunistas do Vietname e China, que não têm vínculos formais com o Vaticano, a aceitar um "diálogo" com Roma, insistindo que os católicos não vêem Ásia com a mentalidade de "conquistadores".
Num comunicado divulgado após a quinta reunião de um grupo de trabalho Vietname-Santa Sé conjunta em Hanói, no Vaticano "reafirmou que atribuiu grande importância ao desenvolvimento das relações com o Vietname, em particular, e na Ásia em geral."
Ele disse que a viagem do papa à Coreia do Sul e marcadas as visitas ao Sri Lanka e Filipinas em 2015  eram "provas" de uma determinação para fortalecer os laços.
O Vaticano repetiu "seu compromisso com o objectivo de estabelecer relações diplomáticas com o Vietname", e disse a Hanoi por sua parte ", reiterar a política consistente ... em respeito à liberdade de religião ... e apoiar a Igreja Católica."
O regime comunista cortou relações diplomáticas com o Vaticano em 1975, mas ambos os lados têm vindo a trabalhar no sentido de relações mais quentes desde 2007.

Entre outras coisas, a Igreja ainda está buscando a devolução de propriedades confiscadas no passado e quer executar seus próprios programas sociais no Vietname, dando especial atenção à "saúde, educação, caridade e obras humanitárias", disse o comunicado. AFP/UCANEWS

Comentários

Mensagens populares