GUINÉ ÉBOLA Novo plano de emergência

GUINÉ
ÉBOLA  Novo plano de emergência
12 De Setembro De 2014 - 24:13 GUINÉ


Um novo "plano de emergência de saúde acelerado", com o objectivo declarado de "reduzir drasticamente" o risco de infecção do vírus Ebola foi anunciado nas últimas horas por autoridades de saúde pública da Guiné.
O programa deve ser estendido por dois meses e prevê "um reforço das medidas de controlo no país com o objectivo de reverter a tendência e quebrar a cadeia de contaminação", nas palavras do coordenador nacional da luta contra a epidemia no Ministério da Saúde levou a Guiné por Rémy Lamah.
"Vai mudar a estratégia de comunicação - acrescentou - para ter um impacto sobre a percepção de que algumas comunidades têm a doença."
A epidemia resultou até agora na África Ocidental cerca de 2.300 vítimas de 4293 casos identificados, de acordo com o último orçamento da Organização Mundial de Saúde (OMS / WHO).
Enquanto isso, por hoje é esperado chegar a Conakry o Presidente da Comissão para as operações internacionais da Cruz Vermelha, François Bricaire, numa missão por alguns dias. Um dos objectivos é a formação de pessoal médico no atendimento. Bricaire também pretende alertar as autoridades sobre a necessidade de remover os pacientes Ebola da cidade: "Não vai ser fácil, mas ele vai parar o fenómeno do contágio e restaurar a confiança entre a população. É um factor extremamente importante - acrescentou -. Mesmo de um ponto de vista financeiro, para garantir que se recupera Conakry em condições adequadas de funcionamento "


Comentários

Mensagens populares