PAZ "a paz é o futuro": 300 líderes religiosos em diálogo

PAZ

"A paz é o futuro": 300 líderes religiosos em diálogo na Bélgica

De 7 a 9 de setembro em Antuérpia, encontro internacional promovido pela Comunidade de Santo Egídio entre religiões e culturas cem anos após a Primeira Guerra Mundial

Roma, 

·          Mais de 300 líderes das grandes religiões do mundo se encontrarão de domingo (7) a terça-feira (9), em Antuérpia (Bélgica), para participar do XXVIII Encontro Internacional Homem e Religião promovido pela Comunidade de Santo Egídio. O tema do evento é "A paz é o futuro: religiões e culturas em diálogo cem anos após a Primeira Guerra Mundial."

A escolha do local, no trágico aniversário de um conflito que ensanguentou a Europa, responde à necessidade de levar o "espírito de Assis" ao mundo de hoje, sem perder a memória da história, mas também sem sacrificar o compromisso no presente, que nos pede para "manter a lâmpada da esperança acesa, rezando e trabalhando pela paz", como disse o Papa Francisco ao receber os participantes em audiência dia 30 de setembro de 2013.
O encontro deste ano tem lugar enquanto confrontos armados sangrentos acontecem no Oriente Médio, Europa Oriental, África do Norte, resultando em terríveis tragédias humanitárias e em um fluxo constante de refugiados, ameaçando a própria segurança da Europa e todo o Ocidente. O aniversário da Primeira Guerra Mundial convida todos a pensar sobre a inutilidade do conflito e a se empenhar na construção de uma paz estável e duradoura.
Na cerimônia de abertura, no Stadsschouwburg em Antuérpia, na tarde de domingo (7), estarão, entre outros, o bispo de Antuérpia Dom Johan Bonny; o fundador da Comunidade de Santo Egídio Andrea Riccardi; o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy; o escritor polonês Zygmunt Bauman; o Patriarca Sírio Ortodoxo de Antioquia Ignatius Aphrem II e o Grande Mufti da República Árabe do Egipto, Shawki Ibrahim Abdel-Karim Allam. O parlamentar iraquiano Vian Dakheel, representante da comunidade Yazidi perseguida pelo califado, testemunhará aos presentes.
Em seguida, serão apresentadas 25 mesas-redondas com a participação de líderes religiosos e representantes do mundo político, cultural, socioeconômico de países como o Iraque, a Síria, o Curdistão, Nigéria, Ucrânia, Filipinas. Do Iraque, em particular, o Patriarca da Babilônia dos Caldeus, Louis Raphael Sako, Anwar Hadaya, do conselho provincial de Nínive, Kamal Muslim, , o ministro para Assuntos Religiosos do Curdistão; da Síria o arcebispo Dionysius Jean kawak; do Paquistão o presidente da aliança de todas as minorias do país Paul Bhatti e o membro do Supremo Tribunal Mohammad Khalid Masud; do Irã, o presidente do Instituto para o Diálogo Inter-religioso Sayyed Mohammad Ali Abtahi; da Nigéria o Cardeal John Olorunfemi Onaiyekan, Arcebispo de Abuja, Dom Ignatius Ayau Kaigama, o emir Mohamed Sambo Haruna, o pastor James Wuye; da Ucrânia o bispo Nikolaj Ucrânia, da Rússia, o metropolita Pavel do Patriarcado de Moscou.
O Encontro Internacional terminará na terça-feira, 9 de setembro, com uma oração pela paz em diversos lugares de acordo com as diferentes religiões, uma procissão, e a proclamação na "Grote Markt" do Apelo de Paz 2014, com a participação do Presidente do Parlamento 

Comentários

Mensagens populares