NIGERIA ESTADO DE BORNO: nova conquista para Boko Haram

NIGERIA
ESTADO DE BORNO: nova conquista para Boko Haram


Boko Haram: soldados nigerianos matam dezenas de insurgentes no BORNO
4 de setembro de 2014 - 16:10 Nigéria



Caíu nas mãos do Boko Haram em Banki, estado de Borno (nordeste), na fronteira com camarões: para confirmar a nova conquista pelos combatentes islâmicos são fontes concordantes, citadas pelo jornal nigeriano Vanguard. O ataque insurgente levou o vôo para o país perto de 75 por cento da população, mas também as forças de segurança da Nigéria, que estavam refugiados nos Camarões, na cidade de Amchide.
Os moradores ficados no Banki relataram que Boko Haram elevou a sua própria bandeira preta e branca sobre a mesquita central e o principal mercado depois de tomar o controle dos quartéis e delegacias de polícia. Como em outros lugares da recente conquista do estado de Borno, os lutadores tentam recrutar à força jovens para lutar contra os soldados da Nigéria e camarões.
Ainda incertas notícias provenientes de Bama, cerca de 250 mil habitantes, a segunda mais importante cidade da região nordeste, localizada apenas a 70 km da capital de Maiduguri, onde encontraram abrigo milhares de civis e soldados. De acordo com algumas fontes locais de Bama, os insurgentes foram agora em posição de força na cidade enquanto as autoridades de Abuja e o exército pretende "tomar o controle" da situação.

"Nigéria vai perder o controle do estado de Borno, incluindo sua capital Maiduguri," Especialistas alertaram a rede de segurança de Nigéria (Nsn), jogando o alarme para um possível ataque contra a capital regional.

Comentários

Mensagens populares