LITURGIA TEMPO COMUM Domingo XX V - ANO A

LITURGIA TEMPO COMUM 
Domingo XX V - ANO A

A Parábola dos Trabalhadores na Vinha. "Pois o Reino dos céus é
como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar
trabalhadores para a sua vinha.
1.Jesus falava muitas vezes em parábolas. O Evangelho de hoje narra-nos uma parábola do Reino. Seu ensinamento é de grande acuidade para os tempos que correm.
É que os pensamentos e caminhos de Deus não são os nossos.
1.As economias de hoje regidas pelo capitalismo são distintas das economias do Reino de Deus.
Para estas interessa a criação de riqueza e obterá mais lucros o que tiver melhores resultados. Muitas vezes através da exploração dos empregados, dos salários baixos, da nova escravatura: crianças na África (algodão, cacau,…), da exploração da natureza: empobrecendo por exemplo as florestas: o desmatamento da Amazónia feito pelas multinacionais e pelos grandes fazendeiros (expulsando das terras os índios que aí viviam sua vida tranquila, com seus costumes que englobam uma adoração pela terra-mãe donde extraem quase tudo o que precisam para viver),… Quem assim procede são os homens perversos  (1ª leitura).
Que hão-fazer estes? “Converterem-se ao Senhor, que terá compaixão deles, que é generoso em perdoar”. (1ª leitura)

2. Para o Reino de Deus os princípios são diferentes.
A única preocupação é a de que todos tenham o bastante para viver. Os bens são de todos. Devemos ser bons administradores dos bens que Deus nos deu e saber partilhar com os necessitados, os explorados, os que não têm nada nem ninguém.
O Reino de Deus constrói-se na caridade, no acolhimento, no olhar para a realidade concreta sobretudo dos que sofrem. Dos que sofrem perto ou longe. Dos que sofrem por causa da guerra: na Síria: 191 mil mortos (desde 2011) e 6,5 milhões de deslocados, Boko Haram na Nigéria varre aldeias: mata, queima e destrói; da perseguição aos cristãos: Paquistão, Nigéria, China, Índia, Coreia do Norte doenças: o ébola: prevêem-se c. 20 mil mortos…
O Reino de Deus constrói-se na ecologia: no respeito pela natureza: Deus confiou-a ao homem para a desenvolver, para tornar esta terra mais bonita… Por quanto tempo? O tempo em que por aqui andarmos, o tempo da nossa vida. Trabalhar com interesse como os trabalhadores da parábola do Evangelho… horas diferentes: o mesmo salário… a felicidade eterna, a casa do Pai,…

3. Para Paulo o verdadeiro lucro está no despojamento de tudo o que é egoísmo em nós, despojamento dos bens terrenos, dos bens materiais, do consumismo como tónica dominante da vida, da inveja, dos ciúmes, da exploração dos irmãos, sobretudo dos mais fracos e dos mais frágeis.
Nosso caminho: morrermos e vivermos em Cristo, que na cruz nos alcançou o prémio da vida eterna. Vamos construir o Reino de Deus na caridade, na alegria, na humildade, na ajuda fraterna.
Cucujães, 20.09.2014

Armando Soares

Comentários

Mensagens populares