CHINA Presidente chinês fala de uma "sombra negra sobre o mundo" e diz não ao conflito

CHINA
Presidente chinês fala de uma "sombra negra sobre o mundo" e diz não ao conflito
REUTERS/POOL

Xi Jiping foi apanhado de surpresa pelo anúncio do teste nuclear pela Coreia do Norte. Estava numa conferência dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) quando tudo aconteceu, o que, para alguns analistas, foi considerada uma espécie de humilhação, uma vez que a conferência se realiza na província de Jupiang, na China. O teste da Coreia acabou por ofuscar a reunião dos Brics, em que o presidente chinês apostava para projectar a sua imagem como estadista internacional. 
Durante o seu discurso, não fez uma referência directa ao que aconteceu, mas deixou algumas palavras que agora tomam outro significado. Citado pelo Guardian, o presidente chinês disse que paira sobre o mundo "uma sombra negra" (ou "nuvem negra", no uso mais português). "As ameaças interligadas do terroristo e as falhas na ciber-segurança - entre outras - lançaram uma sombra negra sobre o mundo. As pessoas de todo o mundo querem paz e cooperação, não conflito ou confronto", disse.

"Graças ao esforço conjunto de todos os países, a paz global reinou por mais de metade de um século. Contudo, conflitos incessantes em algumas parte do mundo e assuntos-chave estão a desafiar a paz mundial", disse. R|P

Comentários

Mensagens populares