SANTA MARIA por D. Ximenes Belo

SANTA MARIA
in "Ladaínhas de Nossa Senhora" por D. Ximenes Belo
No seu Evangelho, Lucas diz qual era o nome da virgem: “o nome da virgem era Maria” (Lc 1, 27), E o próprio Anjo Gabriel profere o seu nome: “Maria, não temas, pois, achaste graça diante de Deus” (Lc 1, 30). E São Mateus ao apresentar a genealogia de Jesus, começando por Abraão, termina assim: “Jacob gerou José,. Esposo de Maria, da qual nasceu Jesus que se chama Cristo” (Mt 1, 16). Os fiéis elevam a prece à Mãe de Deus, invocam-na com o adjectivo santa.
De facto, a santidade é uma prerrogativa de Deus: "Santo, Santo, Santo", como se lê no livro do profeta Isaías: "Os serafins estavam diante dele (...). E clamavam uns para os outros: Santo, santo santo, o Senhor do universo. Toda a terra está cheia da sua glória". Esta santidade de Deus exige que as suas criaturas sejam também santificadas, isto é, purificadas do profano, do pecado. No Livro do Levítico, Deus ordena ao povo de Israel para ser santo: "Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel não consiste na observância perfeita da lei, e diz-lhes: sede santos, porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" (Lv 19, 2). Esta santidade não consiste na observância da lei, mas é uma paticipação na santidade de Deus.
De facto, a santidade é uma prerrogativa de Deus: "Santo, Santo, Santo", como se lê no livro do profeta Isaías: "Os serafins estavam diante dele (...). E clamavam uns para os outros: Santo, santo santo, o Senhor do universo. Toda a terra está cheia da sua glória". Esta santidade de Deus exige que as suas criaturas sejam também santificadas, isto é, purificadas do profano, do pecado. No Livro do Levítico, Deus ordena ao povo de Israel para ser santo: "Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel não consiste na observância perfeita da lei, e diz-lhes: sede santos, porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" (Lv 19, 2). Esta santidade não consistel na observância da lei, mas é uma paticipação na santidade de Deus.
O nome da Virgem Maria é o mais suave de todos os nomes e é temível para os inimigos da salvação. A este propósito, São Francisco de Assis declara: "Quando eu pronuncio a voz de Maria, o Céu se embeleza, a terra se alegra, os Anjos exultam de júbilo: só os demónios tomados de espanto, se dispersam mais ligeiros, mais prontos a fugir, do que a poeira que se dissipa ao impulso do vento"
Entre todas as criaturas, a Virgem de Nazaré é a mais santa, porque trouxe no seu seio o Filho de Deus três vezes Santo. O Anjo Gabriel, na Anunciação, chama a Maria "a cheia de graça". Quer dizer, a Virgem estava cheia de amor e da santidade de Deus e, sobretudo, estava cheia do Espírito Santo.,

Comentários

Mensagens populares