VATICANO Papa aos jovens: «Não deem ouvidos aos velhos de coração»

VATICANO
Papa aos jovens: «Não deem ouvidos aos velhos de coração»

Francisco desafiou hoje a nunca desistir de sonhar com Deus
«um mundo diferente»
O Papa refletiu hoje no Vaticano, durante a audiência pública com os peregrinos na Praça de São Pedro, sobre a importância da vocação e deixou uma interpelação aos jovens.

“Os jovens que não buscam nada não são jovens, estão como que reformados, envelhecidos antes do tempo. E é triste ver jovens reformados”, frisou Francisco, que convidou os mais novos presentes na audiência a deixarem que Cristo, à semelhança do que fez com os discípulos, “incendeie” os seus corações.
“Jesus ao longo da estrada perguntava: O que buscais? Hoje também quero perguntar a cada jovem que está aqui na praça e àqueles que estão a escutar através dos media: O que procuram? O que busca o vosso coração?”, questionou.
Durante a sua intervenção, o Papa argentino sublinhou a necessidade de não seguir a onda de quem quer uma sociedade “desapontada e infeliz”, ou aqueles que “cinicamente dizem para abandonar toda a esperança”.
“Não escutem aqueles que matam à nascença qualquer entusiasmo, ao dizerem que nenhum objetivo vale o sacrifício de uma vida. Não deem ouvidos aos velhos de coração, que sufocam toda e qualquer euforia juvenil”, alertou Francisco.
Sobre a descoberta de uma vocação, seja para “o casamento, a vida consagrada, o sacerdócio”, o Papa argentino salientou que ela pode acontecer “de muitas maneiras”.
Mas “segundo o Evangelho”, o primeiro passo é o “encontro com Jesus que dá a cada um a alegria e uma nova esperança”.
É nessa descoberta de um sentido para a vida que está o mapa para a “verdadeira vocação”, porque sem um rumo definido, sem um objetivo, não há futuro, não há caminho.
“Um discípulo do Reino de Deus que não esteja alegre não evangeliza o mundo, é um triste” e “Deus não quer homens e mulheres que caminhem com Ele cheios de incerteza, sem terem no coração o vento da alegria”, apontou Francisco, que mais uma vez interpelou os mais novos:
“E vocês, têm no vosso coração este vento da alegria? Que cada um responda”, incentivou.
Na Praça de São Pedro, o Papa deixou também uma mensagem a toda a Igreja Católica, salientando que a vocação de um verdadeiro cristão é visível “não através da arma da retórica, de palavras e mais palavras”, mas através “da alegria da fé que transborda dos seus olhos”.
E pediu a todas as comunidades cristãs, a todas as pessoas, novas e menos novas, que sejam capazes de “sonhar” com Deus “um mundo diferente”.
“E se esse sonho não vingar, tornem a sonhá-lo de novo”, sempre com a força da “esperança” que vem da memória daquele “primeiro encontro com Jesus”, concluiu.
G.I./Ecclesia:JCP

CategoryPapa

Comentários

Mensagens populares