VATICANO Papa reforça «tolerância zero» perante «pecado horrível» dos abusos sexuais

VATICANO
 Papa reforça «tolerância zero» perante «pecado horrível» dos abusos sexuais
 21 de Setembro de 2017, às 12:06
Foto: Lusa
Francisco recebeu membros da Comissão Pontifícia 
para a Proteção de Menores


"TOLERÂNCIA ZERO"
O Papa Francisco reforçou hoje o empenho da Igreja Católica numa política de “tolerância zero” perante o que qualifica como “pecado horrível” dos abusos sexuais de menores.
“Permitam-me dizer com toda a clareza que o abuso sexual é um pecado horrível, completamente oposto e em contradição com o que Cristo e a Igreja nos ensinam”, referiu esta manhã, no Vaticano, num discurso entregue aos membros da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores.
Na intervenção preparada para abertura da assembleia plenária anual deste organismo, o Papa sublinha que a Igreja vai aplicar “as medidas mais firmes” aos que tiverem “abusado dos filhos de Deus”, apelando a uma “proteção vigilante” das crianças, jovens e adultos vulneráveis.
“A Igreja pretende aplicar, de forma irrevogável e a todos os níveis, o princípio da tolerância zero contra o abuso sexual de menores”, observa.
Francisco alude a vários encontros com “vítimas e sobreviventes” de abusos sexuais, em Roma, manifestando “profunda dor” por estas situações.
“O escândalo do abuso sexual é verdadeiramente uma ruína terrível para a humanidade, que afeta crianças, jovens e adultos vulneráveis em todos os países e em todas as sociedades”, assinala, no discurso publicado pela sala de imprensa da Santa Sé.
Também para a Igreja, realça o Papa, esta foi “uma experiência muito dolorosa”.
“Sentimos vergonha pelos abusos cometidos por ministros sagrados, que deveriam ser os mais dignos de confiança”, confessa.
O presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, cardeal O’Malley, e a irlandesa Marie Collins, um dos membros fundadores que já abandonou a estrutura, falaram deste tema aos bispos ordenados nos últimos 12 meses, num encontro que decorreu no Vaticano, na última semana.
O pontífice entregou o seu discurso aos presentes e dirigiu aos membros da comissão algumas palavras improvisadas, reconhecendo que a Igreja agiu "tarde" nos casos de abuso.
"Talvez a antiga prática de transferir as pessoas, de não enfrentar o problema, tenha adormecido um pouco as consciências", afirmou.
Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores foi criada pelo Papa Francisco em março de 2014.
Ao longo destes anos, desenvolveu um “modelo de diretivas” na proteção e salvaguarda das crianças, adolescentes e adultos vulneráveis, bem como a proposta, aceite pelo Papa, de criar uma Jornada Universal de Oração pelas vítimas dos abusos.
OC



Comentários

Mensagens populares