SAÚDE 10 Dicas Incríveis para Limpar o Intestino Naturalmente

SAÚDE
10 Dicas Incríveis para Limpar o Intestino Naturalmente
Atualmente é comum ouvirmos falar de desintoxicação do intestino através de “fórmulas”, laxantes e diversos tipos de bebidas “detox” para deixar nosso corpo mais leve e saudável.
Essa limpeza intestinal consiste em eliminar o excesso de toxinas, desobstruir o intestino e prevenir alguns problemas de saúde (como, por exemplo, prisão de ventre, diabetes, doença hepática e renal, câncer etc). Mas além de existirem produtos prontos instantâneos ou em cápsulas, que às vezes podem conter corantes e conservantes, há métodos de realizar essa limpeza de forma natural, sem adição dessas substâncias.
A seguir veja dicas eficientes para limpar o intestino naturalmente:
1) Acrescente sementes na alimentação
Sementes como linhaça, chia, quinoa, centeio, aveia, trigo, etc, são ricas em fibras e regulam o metabolismo, reduz o nível de colesterol no sangue, limpando corretamente o muco do cólon e do intestino delgado, placa fecal e até parasitas em até 3 semanas de uso. Além disso, ajuda quem sofre de problemas como gastrite, úlcera gástrica, doenças do trato urinário e obesidade.
Como consumi-las: polvilhe uma colher de sopa de linhaça, chia ou aveia, por exemplo, em um iogurte desnatado (200 ml) ou em cima de uma porção de mamão ou banana picados (1 xícara) no café da manhã e novamente no café da tarde.
2) Consuma mais frutas, verduras e legumes
Passe a incluir mais frutas da época, verduras e legumes na sua alimentação. O intestino ficará mais limpo, além dos rins e do fígado. As frutas, como, por exemplo o abacaxi, mamão e banana verde, desincham e limpam o organismo. A cenoura, batata doce e abóbora, por terem vitamina A, aumentam a resistência da penetração de larvas, e a vitamina C que protege o sistema imunológico. A couve contem alto teor de clorofila, que limpa o intestino e o fígado de toxinas.
Como consumi-los: experimente fazer um suco natural misturando uma porção destas frutas (1 xícara de chá de abacaxi, mamão ou banana verde em cubos) e 4 folhas de couve no liquidificador com 1 xícara de água de coco ou água filtrada e beba pela manhã em jejum.
Outra opção é incluir 2 colheres de feijão, ervilhas ou lentilhas com 2 colheres cheias de arroz integral e uma carne branca grelhada (peixe ou frango) no almoço ou na janta pelo menos 3 vezes por semana, já que estes alimentos contem gorduras saudáveis que ajudam a controlar o apetite.
3) Coma mais alimentos integrais
Para limpar o cólon, opte por alimentos integrais, como o arroz integral, pães integrais, cereais matinais, açúcar mascavo, sal marinho etc, pois possuem mais fibras que os refinados, e permitem que as fezes passem livremente através do aparelho digestivo, além de não deixam acumular gorduras no corpo. Além disso, os alimentos integrais dão maior sensação de saciedade e ajudam no emagrecimento.
Como consumi-los: coma 2 colheres cheias de arroz integral no almoço e 2 no jantar todos os dias, junto com uma carne branca grelhada e salada de vegetais à vontade. Ou quando fizer um suco de frutas, pode acrescentar 1 colher de açúcar mascavo para adoçá-lo. Ao cozinhar o almoço ou jantar, coloque 2 colheres de chá rasas de sal marinho para temperá-los.
4) Evite doces e gorduras saturadas ou “trans”
As gorduras saturadas e as “trans” são chamadas de “gorduras ruins”. O consumo de gorduras ruins em excesso na alimentação é uma das principais causas de colesterol elevado e outros problemas de saúde. Elas aumentam o colesterol ruim e diminui o bom. São exemplos destes alimentos a manteiga, carnes gordurosas, queijos amarelos, leite integral e bolachas recheadas.
Como substitui-los: ao invés de comer biscoitos recheados como lanche entre as refeições, coma 4 amêndoas no lanche da manhã ou da tarde. Utilize a margarina ao passar no pão ao invés da manteiga. Coma 100 gramas de abacate picado no lanche da manhã ou da tarde pelo menos 2 vezes por semana.
5) Substitua as gorduras ruins pelas boas
As gorduras fazem bem para nosso organismo, fornecendo nutrientes e energia, além de participar de processos estruturais e hormonais e ainda contribuir para a manutenção da saúde. Só precisamos ficar atentos com a quantidade de gorduras ingeridas e evitar as saturadas e trans.
Como consumi-las: no almoço e jantar, insira uma porção de peixe pelo menos 3 vezes por semana. Tempere a salada sempre com um fio de azeite. Tome um copo de leite ou iogurte desnatado com uma colher de sopa de linhaça no café da manhã todos os dias.
As gorduras boas pode ser encontradas em:
Peixes oleosos (salmão, atum e sardinha); Óleos vegetais (óleo de soja); Azeite; Algumas nozes (castanhas do Brasil, amêndoas e avelã); Abacate; Leite desnatado; Iogurte desnatado; Sementes; Queijo branco e alimentos integrais.
6) Incorpore probióticos na sua dieta
Os probióticos são alimentos que apresentam bactérias vantajosas ao organismo, como, por exemplo, as encontradas em iogurtes e leite fermentado. As bactérias que neles se apresentam são resistentes às enzimas digestivas e chegam intactas no intestino.
Como consumi-los: como já citado anteriormente, todos os dias no café da manhã, consuma 200 ml de iogurte ou leite desnatado, já que eles melhoram a absorção de vitaminas e minerais, fortalecem o sistema imunológico e há uma maior produção de células protetoras.
7) Tome chás
Algumas ervas medicinais ajudam o corpo a eliminar toxinas, limpando consequentemente os intestinos. A cáscara sagrada, erva-absinto, camomila e chá verde são exemplos destas ervas. Elas oferecem diversos nutrientes e antioxidantes que protegem o organismo do envelhecimento precoce e de algumas doenças.
Como consumi-los: ao acordar ou antes de dormir, coloque uma xícara de chá de água para ferver e depois adicione algumas folhas de camomila ou de chá verde por 10 minutos. Após isto, coe o chá para separar o líquido das folhas e beba.
8) Beba bastante água
Não podemos esquecer um poderoso líquido presente em nossas vidas, mas que muita gente esquece de beber: a água. Ela hidrata o corpo, regula a temperatura corporal e limpa todos os órgãos do organismo.
Como consumi-la: beba 2 litros de água durante o dia e todos os dias, pois assim as toxinas que prejudicam o corpo são liberadas e os resíduos presentes no cólon do intestino são liberados.
9) Faça uma reeducação alimentar
Realizar uma reeducação alimentar não protege somente o intestino, mas também todos os órgãos do corpo. Passe a adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada, com o consumo diário de alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais encontrados nos vegetais e nas frutas.
Como realizá-la: Coma todos os dias alimentos integrais, frutas e verduras de forma fracionada e de 3 em 3 horas. Por exemplo: pela manhã tome um iogurte desnatado com uma colher de linhaça. Três horas depois, coma uma porção de mamão. Após três horas, almoce 2 colheres de sopa de arroz integral, uma carne branca grelhada e salada de vegetais à vontade. No café da tarde, após três hora do almoço, coma uma barra de cereais sem açúcar ou uma porção de abacaxi ou banana verde. E depois de três horas do café da tarde jante uma comida parecida com o que comeu no almoço.
10) Pratique diariamente exercício físico
É claro que não podemos deixar a atividade física de lado quando se trata em melhorar o andamento do trato intestinal. Realizando as outras dicas anteriores, as mudanças nos intestinos já serão visíveis, porém, praticando exercícios físicos diariamente a limpeza se potencializa.
Como fazer: faça pelo menos 3 vezes por semana e durante 60 minutos exercícios como musculação, bike, corrida ou natação, que ajudam na eliminação de toxinas, desintoxicando os intestinos e fortalecendo o sistema imunológico.
Veja também este vídeo que fala mais sobre algumas dicas:
Fonte:


Comentários

Mensagens populares