EUROPA CÁRITAS EUROPA: Presidente da Cáritas Europa envia condolências pela morte do bispo do Porto

EUROPA
CÁRITAS EUROPA: Presidente da Cáritas Europa envia condolências pela morte do bispo do Porto
 12 de Setembro de 2017, às 10:56
Lisboa, 12 set 2017 (Ecclesia) – O presidente e o secretário-geral da Cáritas Europa enviaram uma carta de “sinceras condolências” pela morte do bispo do Porto à Caritas Portuguesa e à Conferência Episcopal portuguesa.
“Ouvimos dizer que ele era realmente o «apóstolo da bondade, da proximidade e da simplicidade» que queria ser”, escreveram o presidente da Caritas Europa e bispo de Ghent, Luc Van Looy, e o secretário-geral, Jorge Nuño Mayer, em mensagem ao presidente da Cáritas Portuguesa.
Na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, por Eugénio Fonseca, lê-se que os responsáveis pela Cáritas Europa rezam que D. António Francisco dos Santos “possa ser inspiração e orientação” para o próximo bispo que vai acompanhar a Cáritas em Portugal.
Na Conferência Episcopal Portuguesa, o bispo do Porto ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
D. António Francisco dos Santos faleceu esta segunda-feira aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, que anunciou a morte, em comunicado oficial.
O corpo do bispo do Porto está em câmara ardente e as exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto; A Sé está aberta até às 24h00.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.

CB

Comentários

Mensagens populares