MÉXICO Sismo no México sentiu-se em Portugal

MÉXICO

Sismo no México sentiu-se em Portugal

Três réplicas com magnitudes entre 5,2 e 5,4 do sismo que abalou
o México foram registadas em toda a rede sísmica portuguesa,
segu"Até ao momento registámos três réplicas em território nacional, nas estações sísmicas do continente, Madeira e Açores (na ilha das Flores), mas certamente as redes sísmicas locais registaram muitos mais eventos, mas com magnitudes mais baixas, que depois já não são nem registadas nem observadas na rede nacional pois a distância é muito grande", disse à agência Lusa Fernando Carrilho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Fernando Carrilho, responsável do departamento de sismologia e geofísica do IPMA, explicou que vai ser necessário esperar um dia ou dois para observar os registos que ainda não foram recolhidos nas estações para se obter com mais certeza a magnitude do sismo.
Um sismo, de magnitude 8,4 na escala de Richter foi registado na quinta-feira à noite (hora local) na costa sul do México, tendo causado pelo menos 15 mortos, derrubado casas no estado de Chiapas e abanado violentamente edifícios na Cidade do México.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico ativou um alerta para o México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.



Comentários

Mensagens populares