ZEFERINO NAMUNCURÁ Papa recorda o santo jovem mapuche

ZEFERINO NAMUNCURÁ
Papa recorda o santo jovem mapuche
10º aniversário da beatificação do jovem mapuche que desejava ser sacerdote
PAPA FRANCISCO

ZENIT – Cidade do Vaticano, 1º Set. 2017) .- O Papa Francisco na carta ao bispo argentino de Viedma, Esteban María Laxangue, no 10º aniversário da beatificação e 131 anos do nascimento de Ceferino Namuncurá, enviou uma carta.
Ceferino Namuncurá Burgos naceu em Chimpay, Argentina, em 26 de agosto de 1886 foi um salesiano leigo candidato seminarista. Morreu em Roma em 11 de maio de 1905). Foi beatificado em 11 de novembro de 2007 em Chimpay pelo cardeal Tarcisio Bertone, sendo o primeiro índio da América do Sul, mapuche, beatificado.
Na missiva, o Pontífice diz recordar o dia da beatificação, dez anos atrás, assim como aquela multidão de pessoas provenientes de várias partes. “Aqueles rostos repletos de alegria pela beatificação de um dos seus, que nunca esqueceu suas raízes, seu povo, sua cultura”.
E indicou que “a juventude sabe responder com generosidade quando lhe é apresentado Cristo com um testemunho de vida autêntico e verdadeiro, como o de Ceferino.”
O Papa indicou o desejo que Ceferino tinha de ser sacerdote para servir a seu povo: “Assim deve ser – afirma. O sacerdote sempre identificado com seu povo, de tal modo que seu tempo, sua vida, sua pessoa sejam para seus irmãos”.

O Papa conclui fazendo votos de que “muitos jovens hoje encontrem em Jesus o amor de suas vidas e o impulso para entregar-se aos demais” e pede ao bispo de Viedna que faça chegar aos participantes da peregrinação anual a Chimpay a sua recordação e oração. Afirmando tê-los muito presentes no coração, Francisco pede que rezem por ele.   "ZENIT"

Comentários

Mensagens populares