VOCAÇÕES: AS VOCAÇÕES MISSIONÁRIAS por P. FARIAS

SMBN
VOCAÇÕES: AS VOCAÇÕES MISSIONÁRIAS por P. FARIAS

Para este mês de Outubro, o mês das Missões, o Papa Francisco enviou-nos uma mensagem em que convida todo o povo de Deus a criar uma verdadeira espiritualidade missionária através dum esforço constante de empenho pelo anúncio do Evangelho a toda a gente. Pede particularmente aos jovens, adolescentes e crianças que se envolvam num esforço de criarem um coração missionário através de iniciativas concretas em que se sintam comprometidos. Muitos de vós hoje tendes um verdadeiro espírito missionário porque alguém vos envolveu nessa actividade de oração, empenho e divulgação da imprensa missionária quando éreis ainda muito jovens . Hoje faz falta retomar aquele entusiasmo que vos foi incutido na vossa meninice nas crianças e jovens. Podem ser pequenas coisas, mas deixam sempre marcas positivas.
É a partir dessa experiência prática que nasce o ensejo para lhes falar da vocação missionária. Só quem se entusiasmou por essa causa em pequenas iniciativas pode estar aberto/a para uma entrega total à vida missionária. Hoje parece que temos receio de falar às crianças, adolescentes e jovens da vocação, e concretamente da vocação missionária. O mês de Outubro, mês das Missões, tem como grande objectivo despertar a vocação missionária no seio das comunidades para o serviço à vida missionária. Muitos dos atuais missionários vieram das pequenas tarefas que fizeram nas nossas paróquias e do convite feito por algumas das nossas colaboradoras. Creio que seria um bom contributo para a vivência deste mês retomar essa preocupação.
Na última visita dos nossos bispos a Roma o Papa Francisco lembrou-lhes que uma das deficiências da nossa catequese é a falta de um bom encaminhamento vocacional às nossas crianças e adolescentes. Essa tarefa pode ser colmatada por todos nós no dia a dia através dum convite formal e acompanhamento espiritual para que elas possam fazer escolhas importantes para as suas vidas. E se esse convite for acompanhado de actividades concretas a favor das Missões, de certeza que teremos meninos e meninas que farão essa escolha.

Deixo a todos/as vós esta proposta para este mês missionário que está a começar. Não tenhamos medo de falar. O Senhor com a Sua graça, se lha pedirmos, fará o resto. Desta forma estaríamos dar a nossa melhor colaboração para a vivência do mês das Missões. Não percamos esta oportunidade. Por aqui poderá passar o nosso compromisso missionário no Outubro deste ano.  in "Voz da Missão" outubro 2017

Comentários

Mensagens populares