PORTUGAL PORTO: D. António Francisco dos Santos recordado como «santo»

PORTUGAL
PORTO: D. António Francisco dos Santos recordado como «santo»
 
  
                               Foto: Agência ECCLESIA/PR
                               Mais de cinco mil pessoas estiveram no Terreiro da Sé
                               para último adeus ao seu bispo
Porto, 13 set 2017 (Ecclesia) – O Terreiro da Sé do Porto recebeu hoje milhares de pessoas para o funeral do seu bispo, falecido esta segunda-feira aos 69 anos, e de D. António Francisco dos Santos recordaram “o bom homem, o santo”, “um grande pastor”.


Em declarações à Agência ECCLESIA, a diretora do Secretariado Diocesano de Educação Cristã do Porto comenta sobre D. António Francisco dos Santos que nos últimos três anos trabalhou com “um grande pastor, um grande homem de fé, alguém apaixonado pela educação”.
Para Isabel Oliveira, o serviço pastoral com o bispo do Porto foi uma “experiência muito enriquecedora” para o secretariado, para os catequistas e para toda a diocese “pelo dinamismo que imprimia, pela sua forma de ser e de fazer missão”.
Aos bispos portugueses, autoridades políticas, líderes partidários e familiares juntaram-se muitos fiéis e amigos recentes e de longa data como quem fez parte do grupo de jovens de Paris onde o então sacerdote António Francisco dos Santos foi “orientador e diretor espiritual”, nos anos 70.
“Estou em choque. Foi ele que me casou, que batizou o meu filho. É um irmão, um santo. Perdi um amigo mas a Igreja ganhou mais um santo”, testemunha quem tem no prelado “uma das melhores pessoas” que conheceu até hoje.
Rosa Gomes, do Instituto Sagrado Coração de Maria, revela que “não acreditava” na morte do bispo do Porto quando viu nas notícias e recorda que “transmitia Deus com a bondade”.
“Tinha a virtude da bondade”, acrescenta.
Da Paróquia de São Vicente, em Penafiel, José Carvalho adiantou que participou na peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima e D. António Francisco dos Santos presidiu a uma “Missa que não há palavras para agradecer”.
A peregrinação diocese à Cova da iria mobilizou a diocese que congregou mais de 30 mil pessoas no santuário mariano.
“Como pastor da Igreja fez de Fátima um jardim de flores e Nossa Senhora veio buscar a melhor flor para ela”, acrescenta outro fiel.
O bispo do Porto vai ser lembrado “sempre no coração” das pessoas como “um bom homem”: “Deus está ao lado dele.”
Outro fiel, dos milhares de pessoas na Sé, fala da santidade de D. António Francisco dos Santos pela forma como falava com as pessoas, pela “sua meiguice, a sua simplicidade”.
“Um santo que comparo com São João Paulo II”, afirmou
D. António Francisco dos Santos, natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego), faleceu no dia 11 de setembro, no Paço Episcopal do Porto, vítima de enfarte agudo do miocárdio.
Ordenado padre em dezembro de 1972, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, e foi ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; O Papa emérito Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006, e o Papa Francisco nomeou-o bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, que presidiu ao funeral esta tarde.
Atualmente, na Conferência Episcopal Portuguesa era presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
PR/CB


Comentários

Mensagens populares