COLÔMBIA Papa: milhões de pessoas são vendidas hoje como escravos

COLÔMBIA
Papa: milhões de pessoas são vendidas hoje como escravos
2017-09-10 Radio Vaticana

Cartagena (RV) – O Papa Francisco, presidiu o Ângelus deste domingo (10) directo do Santuário São Pedro Claver, no centro histórico da cidade colombiana de Cartagena, na Igreja dedicada ao santo missionário espanhol, defensor dos direitos dos escravos e sob a custódia da Companhia de Jesus.
Pouco antes do meio-dia, hora local na Colômbia, os fiéis e peregrinos provenientes de diversas partes da Colômbia e de toda a América Latina, puderam escutar atentamente a alocução do Papa Francisco a partir da Praça da Aduana. O Santo Padre concentrou a sua reflexão em volta da figura de Maria, convidando os fiéis a contemplá-La, sob a invocação de Nossa Senhora de Chiquinquirá, a padroeira da Colômbia.
Como sabeis, disse Francisco, durante um longo período de tempo, essa imagem esteve abandonada, perdeu a cor e se encontrava quebrada e esburacada. Era tratada como um pedaço de saco velho, usada sem qualquer respeito até que acabou entre as coisas descartadas. Foi então que uma mulher simples (chamada, segundo a tradição, Maria Ramos), a primeira devota da Virgem de Chiquinquirá, viu naquela tela algo de diferente. Teve a coragem e a fé de colocar aquela imagem arruinada e quebrada num lugar de destaque, devolvendo-lhe a sua dignidade perdida. Soube encontrar e honrar Maria, segurando o Filho nos seus braços, precisamente naquilo que, para os outros, era desprezível e inútil.
O Papa Francisco ilustrou assim “o exemplo dos humildes e dos que não contam” que conseguem recuperar a dignidade através das mãos de pessoas simples, como as de Maria Ramos, que contemplam a presença de Deus, que se revela com maior nitidez o Mistério do amor de Deus.
 Além de Maria, a “escrava do Senhor”, Francisco também pediu uma oração a São Pedro Claver, “o escravo dos negros para sempre, caritativo até ao heroísmo. Ele, acrescentou o Papa, esperava os navios que chegavam da África no principal mercado de escravos no Novo Mundo. Muitas vezes recebia-os apenas com gestos evangelizadores, devido à impossibilidade de comunicar pela diferença das línguas. Mas Pedro Claver sabia que a linguagem da caridade e da misericórdia era entendida por todos. Na verdade, a caridade ajuda a compreender a verdade, e a verdade reclama gestos de caridade. Quando sentia repugnância deles, beijava-lhes as feridas.
Ainda hoje, acrescentou o Papa, “na Colômbia e no mundo, milhões de pessoas são vendidas como escravos, ou então mendigam um pouco de humanidade, uma migalha de ternura, percorrem o mar ou metem-se a caminho porque perderam tudo, a começar pela sua dignidade e os seus direitos.
Maria de Chiquinquirá e Pedro Claver, concluiu dizendo Francisco, nos convidam a trabalhar pela dignidade de todos os nossos irmãos, especialmente os pobres e descartados da sociedade, aqueles que estão abandonados, os emigrantes, as vítimas da violência e do tráfico humano. Todos eles têm a sua dignidade, e são imagem viva de Deus. Todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e a todos nos sustenta a Virgem nos seus braços como filhos amados.
Após a oração mariana do Ângelus, o Papa Francisco dirigiu palavras de encorajamento e também de apelo à Paz no continente latino-americano e de modo especial na Venezuela. Daqui,  disse o Santo Padre, quero assegurar a minha oração por cada um dos países da América Latina, em particular pela vizinha Venezuela. Exprimo a minha proximidade a cada um dos filhos e filhas desta amada nação, e também aos venezuelanos que encontraram guarida nesta terra colombiana. Daqui, desta cidade sede dos direitos humanos, faço apelo para que se rejeite todo o tipo de violência na vida política e se encontre uma solução para a grave crise que se está a viver e afeta a todos, especialmente aos mais pobres e desfavorecidos da sociedade. A Santíssima Virgem interceda por todas as necessidades do mundo e de cada um dos seus filhos.
Saúdo todos os presentes, vindos de diferentes lugares, e também a quantos acompanham esta visita através da rádio e da televisão. A todos, desejo um domingo feliz. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim.



Comentários

Mensagens populares