VATICANO Mensagem Dia Mundial das Missões 2017

VATICANO
Mensagem Dia Mundial das Missões 2017
Papa convida Igreja a transmitir «força transformadora do Evangelho»
 04 de Junho de 2017, às 11:13
Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2017 publicada
na Solenidade de Pentecostes
(reduzida)
Cidade do Vaticano, 04 jun 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco desafiou hoje a Igreja Católica a transmitir a “força transformadora do Evangelho” a um mundo ferido e muitas vezes sem rumo.
“O Evangelho ajuda a superar os fechamentos, os conflitos, o racismo, o tribalismo, promovendo por todo o lado a reconciliação, a fraternidade e a partilha entre todos”, defende, na mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões (22 de outubro).
O texto tem como título ‘A missão no coração da fé cristã’ e foi publicado na Solenidade de Pentecostes, em que a Igreja Católica celebra de forma particular o Espírito Santo.
“A missão da Igreja não é a propagação duma ideologia religiosa, nem mesmo a proposta duma ética sublime”, escreve Francisco.
O Papa sublinha a responsabilidade de transmitir a mensagem cristã “num mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas”, que precisa do “poder transformador do Evangelho”.
“A missão adverte a Igreja de que não é fim em si mesma, mas instrumento e mediação do Reino”, observa.
Francisco apela a uma “transformação existencial” que parte da atualidade da presença de Jesus naqueles que o acolhem na sua vida.
“O Evangelho é uma Pessoa, que continuamente se oferece e, a quem a acolhe com fé humilde e operosa”, assinala o Papa.
A mensagem alude aos “vários desertos da vida” e “várias experiências de fome e sede de verdade e justiça” no mundo atual.
Francisco pede ainda atenção aos problemas das novas gerações, recordando que a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em 2018 sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, pode ser “uma ocasião providencial para envolver os jovens na responsabilidade missionária comum, que precisa da sua rica imaginação e criatividade”.
O Papa deixa depois elogios ao serviço das Obras Missionárias Pontifícias e conclui-se com uma oração a Nossa Senhora: “Que a Virgem nos ajude a dizer o nosso «sim» à urgência de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus no nosso tempo; nos obtenha um novo ardor de ressuscitados para levar, a todos, o Evangelho da vida que vence a morte; interceda por nós, a fim de podermos ter uma santa ousadia de procurar novos caminhos para que chegue a todos o dom da salvação”.

Este sábado, o Papa Francisco encontrou-se com os participantes da Assembleia das Obras Missionárias Pontifícias e convocou um “mês extraordinário de oração e reflexão sobre a missão”, em outubro de 2019.

Comentários

Mensagens populares