VATICANO Mensagem do Papa Francisco 2017 A missão no coração da fé cristã por Armando Soares

VATICANO
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2017
 A missão no coração da fé cristã por Armando Soares
O Dia Mundial das Missões concentra-nos, na pessoa de Jesus, «o primeiro e maior evangelizador» (Evangelii nuntiandi, 7), que incessantemente nos envia a anunciar o Evangelho do amor de Deus Pai, assim começa a mensagem. Somos convidados a reflectir sobre a missão no coração da fé cristã. Somos convidados a interrogar-nos sobre a nossa identidade cristã e as nossas responsabilidades de crentes, num ferido por grandes frustrações e por numerosas guerras fratricidas, que injustamente atingem sobretudo os inocentes. Qual é o fundamento da missão? Qual é o coração da missão? Quais são as atitudes vitais da missão?
A missão da Igreja funda-se no poder transformador do Evangelho. Este é portador duma alegria contagiante, oferecendo uma vida nova: a vida de Cristo ressuscitado, que é  para nós Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14, 6). É Caminho que nos convida a segui-Lo com confiança e coragem. E, seguindo Jesus como nosso Caminho, fazemo-lo com a força do Espírito Santo. Assim, o anúncio do Evangelho torna-se palavra viva e eficaz que realiza o que proclama (cf. Is 55, 10-11), isto é, Jesus Cristo, que incessantemente Se faz carne em cada situação humana (cf. Jo 1, 14).
A missão da Igreja não é a propagação duma ideologia religiosa, nem mesmo a proposta duma ética sublime”, acrescenta o Papa. Por meio da proclamação do Evangelho, Jesus torna-Se, para a pessoa que O acolhe com fé e amor, a força transformadora do seu Espírito de Ressuscitado que fecunda o ser humano e a criação.
O Evangelho é uma Pessoa, que continuamente Se oferece e, a quem A acolhe com fé humilde, continuamente convida a partilhar a sua vida através duma participação efectiva no seu mistério pascal de morte e ressurreição.
O mundo tem uma necessidade essencial do Evangelho de Jesus Cristo. Ele, através da Igreja, continua a sua missão de Bom Samaritano, curando as feridas sanguinolentas da humanidade, que provocam um grito desesperado dos irmãos e irmãs do Senhor crucificado. Há testemunhos sem conta de como o Evangelho ajuda a superar os conflitos, o racismo, o tribalismo, promovendo por todo o lado a reconciliação, a fraternidade e a partilha entre todos.
 A missão da Igreja é animada por uma espiritualidade de êxodo contínuo, de peregrinação e exílio contínuos. Trata-se de «sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho» (Evangelii gaudium, 20). A missão da Igreja encoraja a uma atitude de peregrinação contínua através dos vários desertos da vida, através das várias experiências de fome e sede de verdade e justiça.
E o Papa Francisco faz uma referência aos jovens. Eles são a esperança da missão. A pessoa de Jesus e a Boa Nova proclamada por Ele continuam a fascinar muitos jovens. «São muitos os jovens que se solidarizam contra os males do mundo, aderindo a várias formas de militância e voluntariado. (...) Como é bom que os jovens sejam “caminheiros da fé”, felizes por levarem Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra!» (Ibid., 106).

As Obras Missionárias Pontifícias inspiram na comunidade o desejo de  fazer-se ao largo a fim de anunciar o Evangelho a todos, envolvendo na formação e animação missionária: adolescentes, jovens, adultos, famílias, sacerdotes, religiosos e religiosas, bispos para que, em cada um, cresça um coração missionário. FONTE: Mensagem completa

Comentários

Mensagens populares