COLÔMBIA Papa alerta para «tentação de vingança» após décadas de conflito

COLÔMBIA
Papa alerta para «tentação de vingança» após décadas de conflito
 







Primeiro discurso de Francisco no país sul-americano deixa mensagem de apoio ao processo de paz e reconciliação

























Bogotá, 07 set 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco alertou hoje na Colômbia para a “tentação de vingança” que pode existir no país, após décadas de conflito.
“Que este esforço [de paz] nos faça fugir de qualquer tentação de vingança e busca de interesses apenas particulares e de curto prazo”, assinalou, no seu primeiro discurso oficial em território colombiano, onde chegou esta quarta-feira.
Francisco falava perante o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, membros do Governo e do Corpo Diplomático, no palácio presidencial de Bogotá (Casa de Nariño).
“Este encontro dá-me oportunidade de vos manifestar o meu apreço pelos esforços feitos, durante as últimas décadas, para pôr termo à violência armada e encontrar caminhos de reconciliação”, disse.
Após a tradicional execução dos hinos, com honras militares, o primeiro pontífice sul-americano da história da Igreja, acompanhado pelo presidente e a primeira-dama da Colômbia, cumprimentou e beijou várias crianças com deficiência que o esperança na praça de armas da Casa de Nariño.
Juan Manuel Santos e o Papa acenderam uma “chama eterna”, como símbolo de esperança e de paz, sob os aplausos dos presentes.
Dezenas de crianças, vestidas de branco e com um lenço branco na mão, abraçaram-se depois a Francisco, que recebeu presentes, abençoou um terço e beijou várias delas.
O Papa falou aos representantes da sociedade civil dos progressos realizados nos últimos meses, que permitem fazer crescer a esperança, “na convicção de que a busca da paz é uma obra sempre em aberto”.
A intervenção convidou todos os membros da sociedade colombiana a favorecer a “cultura do encontro”, com respeito pela dignidade humana e o bem comum, num momento “particularmente importante” da história do país.
“Quis vir aqui para vos dizer que não estais sozinhos, que somos muitos a querer-vos acompanhar nesta etapa; esta viagem quer ser um incentivo para vós, um contributo que aplane, de algum modo, o caminho para a reconciliação e a paz”, observou.
Francisco sublinhou a importância do Cristianismo no “tecido social colombiano”, na construção de valores humanos e religiosos.
Em particular, o respeito sagrado pela vida humana, sobretudo a mais frágil e indefesa, é uma pedra angular na construção duma sociedade livre da violência
“Em particular, o respeito sagrado pela vida humana, sobretudo a mais frágil e indefesa, é uma pedra angular na construção duma sociedade livre da violência", declarou.
O discurso deixou elogios à biodiversidade e à cultura da Colômbia, bem como à “qualidade humana das suas populações”, pedindo leis justas que possam “resolver as causas estruturais da pobreza que geram exclusão e violência”.
“Fixamos o olhar nos mais frágeis, naqueles que são explorados e maltratados, naqueles que não têm voz, porque foram privados dela, não lha concedendo ou não lha reconhecendo”, prosseguiu.
O Papa elogiou o contributo das mulheres na sociedade colombiana e apelou à participação de todos, para construir um “ futuro com esperança”.
A intervenção evocou o discurso do escritor Gabriel García Márquez, ao receber o prémio Nobel em 1982: “Perante a opressão, o saque e o abandono, a nossa resposta é a vida”. Ecclesia

Comentários

Mensagens populares