FÁTIMA 3 mil jovens no Santuário para celebrar Jubileu no Centenário das Aparições

FÁTIMA
3 mil jovens no Santuário para celebrar Jubileu no Centenário das Aparições
 
Concerto de António Zambujo e Miguel Araújo integra
programa de atividades sobre o tema da paz

Fátima, 06 set 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai receber entre hoje e domingo “mais de 3 mil jovens” que se inscreveram no Jubileu dos Jovens (JubJovem), uma “proposta de espiritualidade”, pelo Centenário das Aparições.



Os jovens participam nas atividades habituais do santuário e às 21h30 de sábado marcam presença no Rosário e na Procissão das Velas para depois assistirem a um concerto de António Zambujo e Miguel Araújo, que compuseram temas inéditos sobre a paz, a partir das 23h00, no Parque 12.
“Todo o programa está inserido em querer a paz no mundo, na nossa família, na escola, na nossa rua, no grupo de jovens, no clube desportivo. Querermos a paz não só além-fronteiras e a partir daqui vivermos a paz com momentos de oração e convívio”, afirmou o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), em declarações à Agência ECCLESIA.
Inserido nas celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, o JubJovem tem como tema ‘O segredo da paz, o caminho do coração’ e destina-se um público entre os 16 e os 35 anos; foi desenvolvido pelo Santuário de Fátima em parceria com o DNPJ, envolvendo os secretariados diocesanos e movimentos de juventude católicos.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o santuário informa que se inscreveram jovens de dioceses portuguesas mas também de Espanha, Singapura e Nicarágua.
O diretor do DNPJ considera que os participantes vão testemunhar “a alegria da vivência da celebração da fé”.
“Não estou só a vivenciar a minha fé, a vida por mais difícil que possa parecer, por mais trabalho que tenha na universidade, na escola, em casa, há outros colegas, outros jovens que sentem este mesmo compromisso”, desenvolveu o padre Eduardo Novo.
A partir do tema da “paz”, o sacerdote pretende que exista capacidade de “reflexão e compromisso”, procurando ajudar cada jovem “a parar, a escutar e encontrar-se para encontrar Deus” e “falar ao coração”.
“Do coração de Maria mas também do coração de Deus e sentir este Deus grande que nos acolhe e espalha a sua ternura, a sua misericórdia, bondade”, observa.
O Santuário de Fátima divulga que está a organizar o Jubileu dos Jovens para “celebrar o acontecimento e descobrir” na mensagem de Fátima uma “proposta de espiritualidade” para os jovens do século XXI.
Após o acolhimento da parte da manhã, a partir das 10h00, a tarde começa com diversas propostas de preparação dedicadas ao tema da paz e a abertura oficial do JubJovem é às 17h00, na Capelinha das Aparições.
Segundo o programa a noite continua com uma “direta” com uma “experiência forte de silêncio” em peregrinação com momentos de oração e reflexão.
No domingo, os jovens vão reunir-se no Recinto de Oração, a partir das 10h00, para participar no terço, na Missa, no rito de envio do JubJovem e na procissão do adeus; a Eucaristia vai ser presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Segundo o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Fátima é sempre desafiante para os jovens que se sentem “no regaço da mãe”.
“Sempre que peregrinamos para o regaço da mãe como que a partir do encontro intimo e pessoal de cada um com Deus há uma propulsão para a vida, há essa capacidade de parar, de refletir,  trás, de vivermos este presente e projetarmos para o futuro”, afirmou o padre Eduardo Novo na entrevista que vai ser transmitida esta quinta-feira, a partir das 15h00, na RTP2.
HM/CB/OC

Comentários

Mensagens populares