PORTUGAL IGREJA: Cardeal-patriarca presta homenagem a D. António Francisco dos Santos, exemplo de «proximidade»

PORTUGAL
IGREJA:  Cardeal-patriarca presta homenagem a D. António Francisco dos Santos, exemplo de «proximidade»
 
Foto: Diocese do Porto
D. Manuel Clemente reage à morte do bispo do Porto

Lisboa, 11 set 2017 (Ecclesia) - O cardeal-patriarca de Lisboa prestou hoje a sua “profunda homenagem” ao bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, que faleceu esta manhã aos 69 anos de idade.



“Ele foi entre todos nós, em Portugal, entre todos nós que o conhecemos e que tanto ganhamos com a sua convivência e com a sua acção, uma belíssima imagem do que é Cristo Bom Pastor que continua presenta na Igreja e na sociedade em geral”, disse D. Manuel Clemente à Agência ECCLESIA.
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo precisamente a D. Manuel Clemente.
O cardeal-patriarca, que preside à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), recorda o falecido bispo como alguém que viveu “sempre com muita sabedoria, sempre com muita proximidade de toda a gente, um enorme coração”.
“Foi um grande bispo da Igreja em Portugal, ultimamente da Diocese do Porto, antes da Diocese de Aveiro, também tinha trabalhado na Diocese de Braga, como bispo auxiliar, e tantos anos, na sua Diocese de Lamego”, acrescentou.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.
D. Manuel Clemente sublinha as “circunstâncias, tão trágicas, inesperadas” desta morte, e deixa uma “palavra de esperança e de certeza de que Deus o recompensará de tantos trabalhos”.  PR/OC|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares