SÃO BENTO MENNI um grande pioneiro do Voluntariado

SÃO BENTO MENNI
um grande pioneiro do Voluntariado
São Bento Menni

O ano 2001 foi proclamado pela ONU como o ano do Voluntariado. Vivemos numa época em que o Voluntariado tem tido um grande desenvolvimento, talvez pelo facto de as pessoas desfrutarem de mais tempo livre no seu trabalho diário, ou da reforma que as deixa ainda com forças suficientes para se ocuparem em alguma actividade útil a si e aos outros.
Há muitas associações de Voluntariado com diversos fins: cultura, arte, desporto, tempo livre, beneficência, etc. Tudo muito oportuno numa sociedade com variadíssimas ocupações.Tem-se falado muito na necessidade de os voluntários terem o seu Patrono nomeado pela Santa Sé. A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus conta muitos voluntários nas suas obras caritativas presentes nos cinco continentes. Tem sido proposto São Bento Menni, que, antes de ser religioso hospitaleiro, trabalhou durante algum tempo como voluntário no hospital dos Irmãos de S. João de Deus em Milão. Isto sobretudo para ajudar a socorrer os feridos que ali chegavam da batalha de Magenta. Afeiçoou-se de tal maneira ao serviço dos doentes que pediu o seu ingresso na Ordem de S. João de Deus.
Contava 19 anos. Foi no dia 1 de Maio de 1890. Após a conveniente preparação, fez a sua profissão religiosa e, feitos os estudos necessários, foi ordenado sacerdote. Em atenção às suas grandes qualidades humanas e espírito religioso, foi enviado à Espanha para aí restaurar a Ordem Hospitaleira. Depois de estar em França, procurou regressar a Espanha, alistando-se como voluntário da Cruz Vermelha. Trabalhou com mais três Irmãos ao serviço dos feridos dos dois partidos em guerra aberta. Terminada a guerra, continuou a obra da restauração da Ordem em Espanha e Portugal. Fixou-se em Madrid, onde fundou um grande hospital psi-quiátrico.
Circunstâncias várias levaram-no a fundar a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que se expandiu por quase todos os continentes.
S. Bento Menni foi canonizado por João Paulo II, no dia 21 de Novembro de 1999.

Como Patrono do Voluntariado, pensa-se a sério conseguir da Santa Sé que seja nomeado S. Bento Menni. Ele que bastante tempo trabalhou como voluntário, primeiro em Milão e depois inserido na Cruz Vermelha no Norte de Espanha, ao serviço dos feridos na guerra. Deus permita que este santo extraordinário seja nomeado celeste Patrono do Voluntariado. in "RAIOS DE LUZ"

Comentários

Mensagens populares