PORTUGAL AVEIRO: Diocese recorda antigo bispo D. António Francisco dos Santos, «muito amigo, muito próximo, muito inteligente»

PORTUGAL
AVEIRO: Diocese recorda antigo bispo D. António Francisco dos Santos, «muito amigo, muito próximo, muito inteligente»
 
Foto: Diocese do Porto

Aveiro, 11 set 2017 (Ecclesia) - A Diocese de Aveiro reagiu hoje à morte de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, que faleceu esta manhã, evocando alguém que se mostrou “muito amigo, muito próximo, muito inteligente”.


“A notícia da morte de D. António Francisco dos Santos, atual bispo do Porto, deixa-nos a todos abalados”, começa por referir D. António Moiteiro, a respeito do seu predecessor na diocese aveirense.
O bispo de Aveiro sublinha que o falecido bispo “era um homem que pela fé acreditava na bondade do ser humano e que pela mesma fé manifestava muitas qualidades pessoais”.
“Era muito amigo, muito próximo, muito inteligente. Sabia encontrar em cada pessoa um amigo e a todos correspondia com respeito e amizade”, escreve.
D. António Francisco dos Santos foi bispo de Aveiro de 8 de dezembro de 2006 a 21 de fevereiro de 2014, “tendo deixado marcas muito fortes de trabalho, amizade, proximidade, à maneira do Bom Pastor”, acrescenta o seu sucessor.
“Encontrando-me na peregrinação diocesana quando a sua morte se tornou notícia, pude constatar nos peregrinos a consternação que se instalou entre todos, sinal da amizade e dos seus modos de ser pastor à maneira de Cristo com que marcou a Diocese de Aveiro”, realça D. António Moiteiro.
Já a Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro elogia em comunicado a “ação notável” do antigo bispo da diocese, “designadamente criando um clima sereno de confiança entre todos, de certeza da caminhada em conjunto como forma de ser Igreja, de proximidade na relação humana, de atenção à fragilidade, sobretudo das pessoas doentes e idosas”.
A Sé de Aveiro vai receber hoje e a 18 de setembro, pelas 19h00, celebrações de sufrágio por D. António Francisco dos Santos.
D. António Moiteiro, também presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, falou ao portal EDUCRIS do trabalho de D. António Francisco dos Santos neste setor, a que presidiu entre 2011 e 2014.
“[Lembro] o seu esforço e a sua preocupação em dotar a nossa Igreja de instrumentos válidos e necessários para a transmissão da Fé quer através da renovação dos catecismos quer com a disciplina de Educação moral e Religiosa Católica e sua regulamentação”, assinala, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.
O bispo de Aveiro lembra que o seu antecessor era um defensor da escola católica, “por considerar que esta era uma verdadeira oportunidade de construir uma sociedade mais justa e mais sã partindo dos valores do Evangelho”.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.
João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.
Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
OC
Notícia atualizada às 15h45

Comentários

Mensagens populares