PORTUGAL PORTO: D. António Francisco dos Santos «inspirava sempre bondade» - Rádio Renascença

PORTUGAL
PORTO: D. António Francisco dos Santos «inspirava sempre bondade» - Rádio Renascença
 12 de Setembro de 2017, às 09:30
Foto: Agência Ecclesia/LC Bandeiras - Vaticano, RR e CEP - a meia haste na
sede da Conferência Episcopal Portuguesa e da Rádio Renascença
Presidente do grupo de media afirma que testemunho é de
 «tanta bondade, tanta santidade»

Lisboa, 12 set 2017 (Ecclesia) – O presidente do Grupo Renascença Multimédia e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, recorda que o bispo do Porto, falecido esta segunda-feira, “é alguém que inspirava sempre bondade”.
“A humanidade não foi capaz de aguentar tanta bondade, tanta santidade. É esse o testemunho que levamos no nosso coração deste amado bispo do Porto, como ele dizia em relação à 'amada' diocese do Porto”, afirmou o padre Américo Aguiar,  numa 'nota de abertura' divulgada pela Rádio Renascença.
O bispo do Porto faleceu esta segunda-feira aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, que anunciou a morte, em comunicado oficial.
O presidente do Grupo Renascença Multimédia e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais refere que não tem “ilusões sobre como vai ser recordado” D. António Francisco dos Santos e recorda que o prelado dizia que “os mortos não habitam no cemitério” mas “no coração agradecido dos vivos”.
“Tenho a certeza que este bom pastor da Igreja portucalense habitará muitos bons anos no coração agradecido de tantos portuenses, de tantos portugueses, de tantos e tantos do mundo inteiro que tiveram a honra de privar com ele”, acrescenta o padre Américo Aguiar.
O sacerdote da Diocese do Porto recorda também que no sábado, dia 9 de setembro, o bispo do Porto presidiu à peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima “com mais de 50 mil diocesanos do Porto”.
“Sinto no meu coração que o bispo do Porto morreu pela sua bondade”, partilha, explicando que na noite de sábado D. António Francisco dos Santos “estava a explodir de alegria” quando se reuniram no paço episcopal.
“Hoje de manhã (segunda-feira)... a Nossa Senhora de Fátima gostou tanto, os pastorinhos gostaram tanto, Deus gostou tanto, que decidiu chamá-lo à sua presença. É a bondade que ecoa nos nossos corações”, acrescentou.
Na nota de abertura da Rádio renascença, o padre Américo Aguiar sublinha que D. António Francisco dos Santos tinha “verdadeiramente um coração de bom pastor” que “rebenta” com o coração humano “que quer ser outra coisa.”
Na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa, sede da Conferência Episcopal Portuguesa e do Grupo Renascença Multimédia as bandeiras – Vaticano, RR e CEP – estão a meia haste.
Os serviços centrais da Conferência Episcopal reuniram-se esta manhã para um momento de oração em sufrágio por D. António Francisco dos Santos.
O corpo do falecido bispo está em câmara ardente e as exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto.
A Sé está hoje aberta desde as 09h00 e fecha portas às 24h00.
D. António Francisco dos Santo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972; foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.

CB

Comentários

Mensagens populares