SAÚDE RETENÇÃO DE LIQUIDOS Quer prevenir a retenção de líquidos? '

SAÚDE
RETENÇÃO DE LIQUIDOS   Quer prevenir a retenção de líquidos? 
'Fuja' destes alimentos e bebidas
As escolhas alimentares que fazemos têm um grande impacto no nosso corpo. Se tem tendência para sofrer de retenção de líquidos, saiba o que deve evitar comer e beber.
POR VÂNIA MARINHO

retenção de líquidos é um transtorno metabólico que consiste na acumulação de água nos tecidos do corpo, provocando edema (inchaço), sobretudo nas pernas, nos tornozelos, nas mãos e no abómen.
Manifesta-se quando o nível de líquidos ultrapassa os 75% e pode provocar sintomas, além do inchaço, como sensação de pernas pesadas, distensão abdominal, cãibras e mal-estar.
As principais causas da retenção de líquidos são: má alimentação; consumo excessivo de sal; carência de vitaminas e sais minerais; sedentarismo; excesso de peso; doenças renais, da tiroide, cardíacas ou má circulação; toma de certos fármacos; passar muitas horas sentado ou de pé; usar roupa demasiado apertada; ou flutuações hormonais.
Sendo a má alimentação uma das principais causas da retenção de líquidos o site Deporte y Vida do jornal espanhol AS destaca os alimentos ‘proibidos’ para quem tem tendência para sofrer deste problema:
Bebidas alcoólicas. O álcool, além de não ser bom para o organismo em geral, provoca retenção de líquidos na barriga e nas pernas. Um copo de vinho ou uma cerveja não faz mal, mas se beber grandes quantidades ou bebidas com muito álcool, o açúcar vai acumular-se no organismo levando à retenção de líquidos.
Snacks salgados ou doces. Tendencialmente os snacks não são saudáveis e são viciantes. Costumam ter farinha de milho ou de trigo, amido, muito açúcar ou muito sal e por isso é que sabem tão bem e não consegue comer só um bocadinho. Se quer petiscar entre as refeições a melhor opção é comer sementes, frutos secos ou fruta.
Açúcar refinado. Quando consumimos açúcar refinado em excesso o nosso organismo tem dificuldade em eliminá-lo. Optar por adoçar a comida com adoçantes, mel ou até canela, pode ser o ideal para reduzir o consumo do açúcar refinado.
Enchidos. Estes alimentos costumam ter uma grande concentração de sódio e além disso tendem a ter gordura que contribuem para a retenção de líquidos.
Farinha. Se costuma comer pizzas, massa e pão brancos, estará mais propenso a ganhar peso e a sofrer de retenção de líquidos. A farinha dos hidratos de carbono refinados vai-se acumulando no organismo e os nossos rins podem não conseguir eliminá-los como deviam, provocando a retenção de líquidos.

Refeições pré-prontas. Assim como as pizzas são um exemplo claro de concentração excessiva de sal e açúcar, também as refeições pré-prontas (congeladas ou frescas). As sobremesas têm demasiado açúcar e as refeições de micro-ondas ou forno têm demasiado sal, tudo para que se consigam conservar por mais tempo

Comentários

Mensagens populares