INDIA Índios Dalit planejando marcha pela igualdade de direitos

INDIA
Índios Dalit planejando marcha pela igualdade de direitos
Protesto organizado conjuntamente pelas igrejas Católica, Protestante e Ortodoxa
Indianas dalits cristãos e muçulmanos se sentar na chuva durante um protesto exigindo que o governo conceder-lhes direitos iguais em termos de benefícios de que beneficiam os dalits hindus. 
(Foto: AFP)Ritu Sharma, Nova Deli, ÍndiA5 de fevereiro de 2016



Dalits cristãos na Índia estão planejando uma marcha para exigir direitos iguais, incluindo reservas em instituições de ensino e empregos públicos.
Mais de 20.000 pessoas em todo o país são esperados para participar na marcha programada em 10 de março em Nova Deli que católicos, protestantes e ortodoxos igrejas organizam conjuntamente.
Conferência do escritório de cuidar da Índia de Dalit e povos indígenas Episcopal, o Conselho Nacional de Igrejas na Índia, um fórum conjunto de igrejas protestantes e ortodoxos, e do Conselho Nacional de dalits cristãos são os principais organizadores.
"É nosso dever moral de lutar contra a injustiça . Este seria um dos maiores protestos pelos dalits cristãos para exigir direitos iguais", Franklin César, fundador do Conselho Nacional de dalits cristãos, disse ucanews.com.
O termo Dalit sânscrito significa espezinhada e denota os antigos castas intocáveis ​​dentro da sociedade Hindu. Pelo menos metade da Índia cerca de 25 milhões de cristãos são de origem Dalit. A ordem presidencial 1950 negado benefícios do governo, como cotas em empregos públicos e instituições de ensino, destinado para o avanço dos dalits, com o fundamento de que o cristianismo não reconhece o sistema de castas.
Os líderes cristãos dizem que os sucessivos governos não conseguiram desfazer o fim 1950 para trazer justiça para os dalits cristãos.
Segundo o padre Z. Devasagayaraj, secretário da comissão de Dalit e os povos indígenas do bispo católico indiano, o governo teme que a concessão de benefícios irá causar um êxodo de conversões de hindus Dalits para outras religiões.

Ele disse que atualmente, 12 dos 29 governos estaduais da Índia têm recomendado que o governo federal tratar dalits cristãos, muçulmanos e hindus igualmente em termos de benefícios e direitos sociais.

Comentários

Mensagens populares