VTICANO Audiência: Deus jamais desvia o olhar da dor humana

VATICANO
Audiência: Deus jamais desvia o olhar da dor humana
Artistas animaram a audiência geral de 27 de Janeiro 2016-AFP

O Papa Francisco reuniu-se com milhares de fiéis na Praça S. Pedro, para a Audiência Geral desta quarta-feira (27/01).
Após saudar os peregrinos a bordo do papamóvel, fez a sua catequese dando sequência ao ciclo sobre a misericórdia. Comentou o trecho bíblico do Êxodo ( Ex 2,23-25), em que Deus ouve o gemido dos filhos de Israel e faz a aliança.

Na Sagrada Escritura, explicou, a misericórdia de Deus está presente ao longo de toda a história do povo de Israel.
A misericórdia não pode permanecer indiferente diante do sofrimento dos oprimidos, do gemido de quem está submetido à violência, reduzido em escravidão, condenado à morte. É uma realidade dolorosa que aflige todas as épocas, inclusive a nossa. Deus, ao invés, não é indiferente, jamais desvia o olhar da dor humana. Deus ouve e intervém para salvar, suscitando homens capazes de ouvir o gemido do sofrimento e actuar em favor dos oprimidos.
Como mediador de libertação para o seu povo, envia Moisés, que vai ter com o faraó para o convencer a deixar partir Israel e depois guia-o no caminho para a liberdade. Moisés, quando era menino, fora salvo das águas do rio Nilo pela misericórdia divina; e agora é feito mediador daquela mesma misericórdia a favor do seu povo, permitindo-lhe nascer para a liberdade salvo das águas do Mar Vermelho.
Obras de misericórdia são o oposto das obras de morte
“E também nós, neste Ano da Misericórdia, podemos fazer o trabalho de ser mediadores de misericórdia com as obras de misericórdia para aproximar, aliviar. A misericórdia de Deus actua sempre para salvar. É tudo o contrário da obra daqueles que actuam sempre para matar: por exemplo, os que fazem as guerras”, disse o Papa.

 “Até que ponto chega a misericórdia divina!”, disse Francisco. A misericórdia divina torna o homem precioso, como um tesouro pessoal que pertence ao Senhor, que Ele guarda e no qual Se compraz."
Estas são as maravilhas da misericórdia divina, que chega à sua plena realização em Jesus, naquela “nova e eterna aliança” consumada no seu sangue, que nos torna joias preciosas nas mãos do Pai bom e misericordioso.

“E se nós somos filhos de Deus e temos a possibilidade desta herança de bondade e de misericórdia em relação aos outros, peçamos ao Senhor que neste Ano da Misericórdia também nós abramos o nosso coração para chegar a todos com as obras de misericordia”, concluiu. in VM fevereiro 2016 

Comentários

Mensagens populares