VATICANO Cardeal Sandri: cristãos valem mais que petróleo, gás e o tráfico de armas

VATICANO
Cardeal Sandri: cristãos valem mais que petróleo, gás e o tráfico de armas
 2016-02-26 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – É realmente “singular a miopia de quem não reconhece” os cristãos “como fermento das sociedades e capazes no tempo de fazer crescer sentimentos mais orientados à dimensão melhor da democracia, sem ter que importá-la ou impô-la com a força do exterior, como os últimos decênios nos fizeram, com tristeza, experimentar. Cristãos que possa podem permanecer e retornar, se tiveram que fugir contra a própria vontade. Eles, como seres humanos, valem mais do que qualquer reserva conhecida ou ainda desconhecida de petróleo, de gás ou do tráfico de armas!”. Foi o que afirmou o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, ao pronunciar-se no encontro internacional que se realiza em Roma “Between World Society and Regional Transformations: Christians, Christian Churches and Religion in a changing Middle East”, promovido pela Conferência Episcopal alemã em colaboração com a Universidade de Munique da Baviera.
“Ver enfraquecida ou até mesmo extinta a presença cristã como historicamente configurada, tenho a impressão que contribuiria, infelizmente, para uma ulterior exacerbação do conflito interconfessional no mundo islâmico, que parecia adormecido há séculos”, advertiu o Cardeal.  “Ou morrerão todos juntos, ou sobreviverão todos juntos. Os cristãos no Oriente Médio poderão continuar a ser uma presença fundante, somente se conseguirem ser pedras vivas, testemunhas em obras e palavras do Evangelho. A sobrevivência cristã no Oriente Médio será possível se as Igrejas não se dispersarem e se viverem a comunhão e o testemunho como desejado pelo Sínodo para o Oriente Médio de 2010”, observou.

O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais recordou que “a Santa Sé está plenamente envolvida em promover a unidade dos cristãos também por meio da busca da unificação das datas da Páscoa, ainda não alcançada: um escândalo no escândalo devido precisamente à divisão entre os cristãos”. (JE)

Comentários

Mensagens populares