VATICANO Muçulmanos convidam Papa Francisco a visitar Mesquita de Roma

VATICANO
Muçulmanos convidam Papa Francisco a visitar Mesquita de Roma
Agência Ecclesia 19 de Janeiro de 2016, às 12:21
 Francisco seria o primeiro pontífice a entrar neste local de culto

O Papa Francisco vai receber esta quarta-feira uma delegação da Mesquita de Roma, a qual vai formalizar o convite para que visite o local de culto, anunciou a Rádio Vaticano.
“As duas partes trabalham há cerca de dez meses para que a visita se concretize e a intenção é que se realize no contexto do Jubileu da Misericórdia, cujo tema, como sublinhou o Santo Padre na bula de convocação, é comum às duas fés”, refere a emissora pontifícia.
Francisco, que este domingo se tornou o terceiro Papa a visitar a Sinagoga de Roma, seria assim o primeiro pontífice a entrar na Grande Mesquita da capital italiana.
Na bula de convocação do ano santo extraordinário, o Papa escreveu que “a misericórdia possui uma valência que ultrapassa as fronteiras da Igreja”, colocando-a em relação “com o judaísmo e o islamismo, que a consideram um dos atributos mais marcantes de Deus”.
A delegação muçulmana vai incluir o diretor do Centro Islâmico Cultural da Itália, embaixadores e uma representação do Conselho de Administração da Grande Mesquita.
“Com o objetivo de realizar a visita no contexto do Jubileu da Misericórdia, foram realizados contactos também com o arcebispo Rino Fisichella, que é o organizador delegado do Papa”, adianta a Rádio Vaticano.
A Grande Mesquita de Roma localiza-se na zona norte da cidade e é a maior mesquita do Ocidente, podendo acolher até 12 mil fieis.

O primeiro Papa a entrar numa mesquita foi São João Paulo II, a 6 de maio de 2001, na Mesquita de Omayyadi, em Damasco; Bento XVI visitou em novembro de 2006 a Mesquita Azul de Istambul, local por onde passou Francisco, em novembro de 2014; o atual Papa vistou em novembro de 2015 a Mesquita central de Koudoukou, em Bangui, capital da República Centro Africana. RV  in VM fevereiro 2016 p. 5

Comentários

Mensagens populares