TAIWAN Sobe para seis o número de mortos no sismo em Taiwan


TAIWAN
Sobe para seis o número de mortos no sismo em Taiwan
As autoridades de Taiwan revelaram que subiu para seis o número de mortos causados pelo sismo que hoje atingiu a cidade de Tainan e que 120 pessoas continuam presas nos escombros de prédios que desmoronaram.
Lusa
MUNDO AUTORIDADESHÁ 5 HORAS

Até agora, 318 pessoas foram retiradas dos escombros e 58 ficaram feridas com gravidade, segundo as informações do Serviço nacional de Emergências.

Entre os mortos, está um bebé de dez dias.
O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, revelou que estão a ser preparadas 1.200 camas em escolas e outros locais para acolher temporariamente os afetados.
A maioria das vítimas estava em cinco dos 14 edifícios que caíram ou ficaram danificados, incluindo um prédio de 17 andares.
Além dos bombeiros, mais de 800 militares foram chamados para as operações de resgate e salvamento das pessoas que continuam sob os escombros.
O fornecimento de eletricidade e água a milhares de casas em Tainan, no sul da ilha, foi interrompido. Também o comboio de alta velocidade que une o norte e o sul de Taiwan deixou de circular por causa do sismo.
O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, ao início de sábado (cerca das 20:00 de sexta-feira de Lisboa), a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.
A magnitude do sismo foi inicialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades reviram depois para 6,4.
Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.
Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos

Comentários

Mensagens populares