VATICANO Papa mantém distância de padres católicos "assustadores e neuróticos"

VATICANO
Papa mantém distância de padres católicos "assustadores e neuróticos"
O papa Francisco afirmou hoje que alguns padres católicos são tão "assustadores e neuróticos" que prefere manter distância face aos mesmos. Pois eles mordem!
Na homilia da Missa na Casa Santa Marta falando
sobre a formação sacerdotal.


"Vou dizer-vos sinceramente, tenho medo de sacerdotes rígidos. Mantenho-me longe deles. Eles mordem!", afirmou o papa falando sobre formação para o sacerdócio, levando o ambiente ao riso.
Recorrendo ao humor, Francisco disse que algumas pessoas que são atraídas para uma carreira clerical são fundamentalmente instáveis, criando inevitavelmente problemas para a igreja se não forem afastadas.
"Se uma pessoa estiver doente, se for neurótica, deve ir ao médico, físico ou espiritual", acrescentou, prosseguindo: "O médico vai receitar comprimidos. Mas, por favor, que não sejam os crentes a pagar por padres neuróticos".
Segundo o papa, os seminários servem para aferir o estado espiritual dos candidatos, devendo também avaliar a sua condição física e psicológica, pois, frequentemente, "há jovens que são psicologicamente instáveis sem o saberem e que olham para estruturas fortes como uma forma de apoio" e se, "para alguns, é a polícia ou o exército, para outros é o clero".
"Quando um jovem é muito rígido, muito fundamentalista, eu não me sinto confiante (em relação a ele). Por detrás disso, há algo que o próprio não entende. Mantenham os olhos abertos!", alertou.

Melhorar a selecção e formação dos sacerdotes é uma prioridade para a Igreja, depois dos grandes escândalos de abuso sexual que mostraram a fragilidade e a precária formação dos candidatos. in VM fevereiro 2016

Comentários

Mensagens populares