PORTUGAL CDS louva política de Governo PSD/CDS por virar "página da recessão"

PORTUGAL
CDS louva política de Governo PSD/CDS por virar "página da recessão"
O vice-presidente do CDS-PP Mota Soares sublinhou hoje que a política seguida pelos Governos PSD/CDS-PP, dos quais fez parte, estava "no bom caminho" e "virou a página da recessão", comentando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
© Global Imagens
POLÍTICA MOTA SOARES POR LUSA

"O INE confirmou que a economia portuguesa virou a página da recessão. Já o tinha feito em 2014, mas agora temos a confirmação de que, em 2015, a economia cresceu 1,5%, exatamente o valor estimado pelo anterior Governo", disse, em declarações à Lusa, o ex-ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Segundo o organismo nacional de estatísticas, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,5% no conjunto de 2015 e 0,2% no último trimestre do ano face aos três meses anteriores (em cadeia) e a economia portuguesa cresceu 1,3% no quarto trimestre do ano, em termos homólogos (variação de 1,4% no trimestre anterior).
"O legado que fica é o de uma economia que está a crescer e no qual o valor da confiança foi e é um fator central", continuou o deputado democrata-cristão.
Mota Soares salientou o "saldo externo positivo, pelo terceiro ano consecutivo", uma vez que "Portugal exportou mais do que importou (4,7% face a 3,2%, com uma taxa de cobertura entre exportações e importações acima dos 100%, de 100,4%)".
Por seu turno, em termos de investimento, a "formação bruta de capital fixo subiu de 2,8 para 3,7%, o que é sinal dessa mesma confiança", segundo Mota Soares.

"O emprego recuperou 1,4%. Isto é fruto de uma política económica que deu resultado. Não quer dizer que estivesse tudo feito, mas quer dizer que, claramente, a política que estava a ser seguida estava a ir no caminho certo e os dados do INE comprovam isso mais uma vez", concluiu o parlamentar centrista.

Comentários

Mensagens populares