PORTUGAL NOVO BANCO "Não é a ameaçar com nacionalizações que perspetiva de venda melhora"

PORTUGAL
NOVO BANCO   "Não é a ameaçar com nacionalizações que perspetiva de venda melhora"
O líder do PSD defendeu hoje que o Governo deve esclarecer rapidamente que não tenciona fazer a nacionalização do Novo Banco, considerando que ameaçar com esta possibilidade piora a perspetiva de venda

Lusa  PASSOS
POLÍ.

"Julgo que era importante que o Governo esclarecesse rapidamente que não tenciona deixar nenhuma porta aberta para a nacionalização do banco", afirmou Pedro Passos Coelho, em Ponta Delgada, Açores, ao ser questionado sobre a saída de mil trabalhadores, com 500 em despedimento colectivo, no âmbito do plano de reestruturação do Novo Banco.

Para Passos Coelho, "compete, nesta altura, à administração do próprio banco e, neste caso, também, ao fundo de resolução e ao Banco de Portugal, que é quem têm a responsabilidade de proceder à venda do Novo Banco, avaliar na sua comunicação com os investidores o que é que é preciso fazer e dizer para, de alguma maneira, melhorar a perspetiva de venda do banco".
"Agora, há uma coisa que eu sei, não é a ameaçar com nacionalizações que se melhora essa perspetiva, pelo contrário", sustentou.
Para Passos Coelho, a administração do banco e do Banco de Portugal, que está a liderar a alienação, "deve ser encontrada uma estratégia que possa transmitir confiança ao mercado quanto ao trabalho que está a ser realizado dentro da instituição bancária, de modo a que os investidores acreditem que vale a pena vir a comprar".
Questionado se face ao anúncio dos prejuízos e à possibilidade de saída de mil trabalhadores se este é o 'timing' para avançar com a venda, o presidente do PSD considera que é o Governo e o Banco de Portugal que nesta altura "devem fazer a comunicação ao mercado sobre o que são as intenções".
"O mais que alguém que estivesse na posição de primeiro-ministro deveria fazer, parece-me, era chamar a atenção para a necessidade, em primeiro lugar, de não complicar o processo da venda, para não piorar as perspetivas de venda, e, em segundo lugar, dizer que era melhor que a administração do banco e o fundo de resolução apresentassem um programa rapidamente que oferecessem garantias ao mercado de credibilidade para a venda do banco, clarificando que o Estado não iria nacionalizar o banco. Isto era aquilo que eu diria se fosse primeiro-ministro, mas não sou", declarou Passos Coelho.
O plano de reestruturação do Novo Banco implica a saída de 1.000 funcionários já este ano, dos quais 500 trabalhadores devem deixar a entidade no âmbito de um despedimento coletivo, informou hoje a comissão de trabalhadores do banco.

"No seguimento do plano de reestruturação imposto pela União Europeia e que já se encontra em curso, o banco terá que reduzir em 2016, cerca de 1.000 postos de trabalho, sendo suposto que 500 sejam através do recurso a um despedimento coletivo", lê-se num comunicado divulgado pela Comissão Nacional de Trabalhadores do Novo Banco.

Comentários

Mensagens populares