SÍRIA Rússia bombardeia bastiões rebeldes horas antes de cessar-fogo

SÍRIA
Síria. Rússia bombardeia bastiões rebeldes horas antes de cessar-fogo
A aviação russa bombardeou bastiões rebeldes na Síria horas antes da assinatura do cessar-fogo entre os Estados Unidos e a Rússia, diz o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
STR/EPA - lusa
A aviação russa bombardeou esta sexta-feira bastiões rebeldes na Síria, horas antes da entrada em vigor do cessar-fogo acordado para o país, revelou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Segundo esta Organização Não-Governamental (ONG), “os bombardeamentos russos, mais intensos do que o habitual sobre bastiões rebeldes”, ocorreram durante a noite e prolongaram-se até esta manhã.
Os alvos foram Ghouta oriental, a leste de Damasco, o norte da província de Homs, no centro, e o oeste da província de Aleppo, no norte, segundo disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.
Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo na Síria a partir da meia-noite de sábado em Damasco (22h00 desta sexta-feira em Lisboa).
A cessação das hostilidades — que desde há cinco anos provocou centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados — não abrange no entanto o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) e a Frente al-Nursa, o ramo da Al-Qaida na Síria.
Bashar al-Assad confirmou também estar pronto para contribuir para a implementação do cessar-fogo.
Neste conflito, que já fez mais de 270 mil mortos e provocou a deslocação de mais de metade da população síria, a Rússia e o Irão apoiam militarmente o regime de Al-Assad, enquanto os EUA, a Arábia Saudita e a Turquia, entre outros, apoiam os rebeldes.
Esta semana, os principais grupos da oposição síria afirmaram o seu compromisso com uma “trégua temporária de duas semanas”, através de um comunicado publicado sobre o cessar-fogo.

Comentários

Mensagens populares