ÁSIA O continente asiático é uma prioridade

ÁSIA
O continente asiático é uma prioridade
20 de agosto de 2014

É sempre irritante ouvir o Papa a falar sobre sua própria mortalidade. Quando Francisco disse aos jornalistas em seu vôo de volta da Coreia do Sul ontem que esperava que seu papado para "durasse um curto espaço de tempo, dois ou três anos, e, em seguida, para a casa do Pai" foi sem dúvida inquietante. Alguns relatos dizem que ele riu quando disse isso, mas não pode ser descartada inteiramente como uma piada: desde que ele foi eleito, com a idade de 76 anos, exerceu a sua missão com uma urgência incomum. Como o Pontífice concluiu seu incrivelmente bem sucedido visita sul-coreano, no domingo, um porta-voz do Vaticano disse que "o Papa Francisco disse claramente que a Ásia é uma prioridade".
Um rápido olhar sobre a agenda do Papa confirma: ele vai visitar Sri Lanka e Filipinas, em janeiro, o que significa que ele terá visitado Ásia duas vezes antes de ter posto os pés em qualquer país ocidental fora da Itália. Por que um papa que está com tanta pressa fez um continente onde apenas três por cento da população são católicos uma prioridade? Talvez seja porque Francisco vê a Ásia como a bateria espiritual que irá equipar a Igreja Católica no século 21. Mais da metade do show fiel Asiático, nas Filipinas, um país que parece pronto para assumir um papel de liderança global, com a sua nova e notável geração de bispos e leigos extraordinariamente devotos.
Coreia do Sul, também, é uma potência católica do Extremo Oriente e um lugar excelente para Francisco fazer seu discurso para a Ásia. O número de católicos que dobrou entre 1985 e 2005, e um em cada 10 sul-coreanos já adoptaram a fé. O que o catolicismo tem a oferecer Ásia? A combinação de profunda espiritualidade e engajamento social, consubstanciado tão bem por Francisco, parece profundamente atraente para muitos asiáticos. Com um papa argentino no comando, a Igreja Católica já não é manchada pela alegação de que é uma importação européia e cavalo de Tróia para potências estrangeiras avarentas.
"Os cristãos não vêm como conquistadores", disse a bispos asiáticos num dos endereços mais importantes de sua visita. Mas Francisco não estava disposto a sentar e simplesmente aplaudir o dinamismo da Igreja asiática. Ele desafiou os jovens católicos para construir "uma Igreja mais missionária e humilde e santa". Sem essa transformação, ele parece pensar, os fiéis não serão capazes de evangelizar um continente que respeita o cristianismo com uma mistura de perplexidade e desconfiança.
É difícil para os católicos para evangelizar eficazmente os países asiáticos que não têm relações diplomáticas com a Santa Sé. Há sete deles: o primeiro entre eles, é claro, é a China, com cerca de oito a 12 milhões de católicos. Foi encorajador que as autoridades chinesas permitissem o primeiro papa a voar sobre o país. (Quando São João Paulo II visitou a Coreia do Sul, em 1989, eles se recusaram a deixá-lo entrar no espaço aéreo chinês). Mas o caminho para a reconciliação com a China vai ser longo e difícil: os católicos chineses teriam sido proibidos de viajar para a Coréia do Sul para a visita papal. No entanto, cerca de 500 chegaram à Missa no Estádio da Copa do Mundo de Daejeon. Mas devemos esperar que a Santa Sé, um dia, também gostará de relações diplomáticas plenas com a China, bem como com o Butão, Brunei, Birmânia, Laos, Coréia do Norte e Vietname. Francisco parece ter criado uma nova abertura para a Igreja na Ásia. Não há dúvida de que ele vai tentar expandi-la durante o resto do seu pontificado. Nenhum de nós - nem mesmo Francisco - pode saber quanto tempo isso vai ser. Isso está nas mãos de Deus. Mas temos de rezar para que ele vai ser longa o suficiente para equipar os católicos levar o Evangelho para os milhões de seus compatriotas asiáticos que nunca ouviram falar dele.


Comentários

Mensagens populares