ÁSIA Papa FRANCISCSCO espera em breve visitar a China

ÁSIA
Papa FRANCISCSCO  espera em breve visitar a China.

 (Photo by Steve Finch / ucanews.com) Steve Finch no avião
papal Internacional 19 de agosto de 2014
Papa Francisco disse durante seu voo de regresso da Coreia do Sul na segunda-feira que espera visitar a China em breve. Esta viagem ainda não foi realizada por um pontífice. No final de uma primeira visita à Ásia, o papa enviou novamente uma saudação ao presidente Xi Jinping quando seu voo na Korean Air atravessou o espaço aéreo chinês depois de deixar Seul. "Você me pergunta se eu tenho desejo de ir à China ? Certamente, amanhã. Sim, "disse ele durante uma conferência de imprensa em pleno voo. Nas primeiras observações que ele fez durante a viagem sobre as restrições da China sobre o cristianismo, Francisco fez alusão a posição de negociação do Vaticano, uma vez que procura estabelecer laços com Pequim. "Nós respeitamos o povo chinês. A Igreja só pede liberdade para o seu trabalho, o seu trabalho - não há outra condição ", disse ele. 
Os comentários do papa terminaram uma viagem de marca, durante a qual o Vaticano era mais relutante para a reflexão sobre as relações com a China. O porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi não confirmou que uma reunião com autoridades chinesas tenha ocorrido em junho, e o papa recusou-se a responder a uma pergunta sobre a China colocada por um jovem delegado de Hong Kong durante o Dia da Juventude Asiática na sexta-feira. "É óbvio que as pessoas na China estão no coração e na mente do papa," disse Padre Lombardi após o evento. As autoridades chinesas têm destruído ou retirado cruzes em mais de 230 igrejas na província de Zhejiang, este ano, e os católicos em todo o país teriam sido impedidos de ir à Coreia do Sul para se encontrarem com o Papa, um sinal de que as chances do papa de visitar a China permanecem remotas. 
Apesar das dificuldades, um primeiro voo papal sobre o espaço aéreo chinês e saudações públicas raras para Xi representam o progresso mais significativo na relação nos últimos anos. "Regressando a Roma depois da minha visita à Coréia, desejo renovar a Vossa Excelência e aos seus concidadãos a certeza dos meus melhores votos, enquanto invoco as bênçãos divinas sobre a sua terra", disse o papa numa mensagem durante o voo de segunda-feira, sua segunda para Xi em cinco dias. Notei a bênção do papa de um mártir chinês entre o grupo de 124 na Coréia durante a missa de beatificação no centro de Seul, no sábado. Padre James Zhou Wen-mo de Suzhou, perto de Xangai, foi decapitado por causa da sua fé em 1801 , menos de sete anos depois que ele entrou pela primeira vez na Coreia como missionário católico. Matteo Ricci, no século 16 missionário jesuíta considerado amigo pela maioria dos chineses, também é cotado para a beatificação de Francisco, embora não tenha havido nenhuma palavra do Vaticano. O papa disse que Ricci veio à mente depois de sua saudação enviado para Xi durante o primeiro voo papal sobre a China na quinta-feira. "Eu pensei nos grandes sábios chineses. Eles também foram jesuítas. Nós temos a nossa história: Padre Ricci ", disse ele. "Todas as suas histórias me vieram em espírito". UCANEWS

Comentários

Mensagens populares