SRI LANKA Onu queixa-se de deportação de refugiados


SRI LANKA
ONU  queixa de deportação de refugiados

O primeiro regresso de refugiados do Sri Lanka num navio 
comercial da Índia
04 De Agosto De 2014 - 13:45 SRI LANKA

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) acusou o governo de Colombo de não respeitar o direito internacional ao deportar refugiados afegãos e paquistaneses, antes que seus pedidos de asilo possam ser avaliados.  A agência da ONU denunciou a detenção pelas autoridades do Sri Lanka de 214 cidadãos do Afeganistão e do Paquistão, numa operação que começou no último 09 de junho.
Em nota publicada no sábado, o Alto Comissariado observa que nos últimos dois dias, 18 requerentes de asilo paquistaneses foram deportados e que outros 10 estão a ser expulsos em violação das obrigações internacionais ", o ACNUR está chocado com as acções da Governo do Sri Lanka. A deportação vai contra o princípio de não-retorno forçado, consagrado no direito internacional ". Na nota, além disso, reafirma que o regresso forçado de uma pessoa para um país onde ele ou ela poderiam enfrentar um risco de tortura também foi proibida pela Convenção contra a Tortura das Nações Unidas.
Centenas de paquistaneses e afegãos que fogem de perseguições de seus países de origem já chegaram ao Sri Lanka em busca de protecção nos escritórios do ACNUR na capital Colombo.
Sri Lanka defendeu as medidas tomadas contra os requerentes de asilo, dizendo que a responsabilidade de um Estado para com as obrigações internacionais deve ser - de acordo com uma declaração do ministro das Relações Exteriores - ". Diferenciada e equilibrada no contexto das circunstâncias nacionais".

Na tentativa de dissuadir os requerentes de asilo que chegam à ilha, o governo reforçou recentemente as restrições em matéria de vistos para os afegãos e paquistaneses.  MISNA

Comentários

Mensagens populares