LIBERIA EBOLA: A favela "West Point" em quarentena e lojas com prateleiras vazias

LIBERIA
EBOLA: A favela "West Point" em quarentena e lojas com prateleiras vazias 

West Point. Forças policiais patrulham a favela

 "Qualquer um que tenha vivido o período da Guerra Civil repensa e revive a falta de arroz e as tribulações para chegar a tê-lo" Don Nicola Ciarapica, missionário salesiano em Monrovia, fala com a MISNA das consequências da epidemia de Ebola na capital da Libéria.
O ponto de partida é a agitação que se seguiu a esta quarentena de West Point, "favela", onde mais de 50.000 pessoas ficaram presas entre o mar e o centro económico e comercial da cidade.
Segundo o missionário, líder do centro juvenil Sean Devereux: toque de recolher, restrições à circulação de pessoas e até mesmo o medo de nova epidemia resultou em escassez de produtos e aumento dos preços. "Mais e mais lojas estão fechadas - refere Don Nicola - e alguma prateleira está vazia, o facto é devido à pressa para comprar, temendo que os preços subam ou em face de qualquer feito no isolamento de outros distritos, no caso de novos casos de febres. "
A emergência de saúde, em suma, é alimenta tensões económicas e sociais. "Isso só pode acontecer com aqueles que têm dinheiro - diz o missionário -, enquanto os mais pobres começam a sofrer; muitos trabalham diariamente ao vivo, mas agora que os ministérios e escolas foram fechadas e comícios não necessários o número de famílias que precisam de ajuda está em ascensão. "
Ontem a polícia e os soldados que cercam West Point permitiram a distribuição para os moradores da "favela" de comida e água. E nos próximos dias deve começar uma intervenção do Programa Mundial de Alimentos (PMA / WFP).
Para dar um pouco de esperança "são também sinais de uma crescente conscientização da população a nível nacional. De acordo com Don Nicholas, "mesmo fora de Monrovia a maior parte da comunidade do bairro procura colaborar, denunciar possíveis casos de infecção e cumprir as medidas de emergência."

Até agora, a Libéria é o país onde Ebola já matou mais, pelo menos 536 pessoas. Monrovia é esperado esta tarde no médico Inglês David Nabarro, que chegou na África Ocidental, após ter sido nomeado coordenador para o contraste das Nações Unidas para Ebola. MISNA

Comentários

Mensagens populares