SERVIÇO Servir com alegria

Servir com alegria    

Na Bíblia, Palavra de Deus aos homens, vemos a ambição dos Apóstolos Tiago e João e da sua mãe que se preocupavam com a glória e a honra de ficar um à direita e outro à esquerda, um dia, no Reino que Jesus ia fundar. Claro que os outros apóstolos, pensando da mesma maneira, terão ficado indignados.
O que é certo é que Jesus aproveitou para lhes ensinar que “quem quiser ser maior, seja servo”. E acrescentou que o Filho do Homem veio para servir e para dar a vida. E Ele foi esmagado pelo sofrimento, vítima dos nossos pecados.
A cruz que marca a vida do cristão tem de ser símbolo de amor: amor a Deus e amor aos irmãos, abrindo os braços a todos.
A cruz é sinal mais e de multiplicar – “ amar sem medida”.
Ser discípulo de Cristo é carregar a cruz com alegria e segui-lO. “Quem perde a vida por amor, achá-la-á”.

Jogar a vida no serviço dum ideal, jogar a vida num matrimónio sério e, por isso mesmo, feliz, jogar a vida na Missão, jogar a vida servindo a Igreja como Padre ou como Religioso/a ou Leigo consagrado,… é gratificante.
Mas, como dizem os psiquiatras, “o egoísmo centra as pessoas em si mesmas”. E Rabindranath Tagore, o famoso poeta indiano, dizia: “Adormeci e sonhei que a vida era só alegria. Despertei e vi que a vida se resumia em servir. Servi e vi que servir é alegria”.
Meus amigos, para se ser feliz, o melhor caminho é saber servir os outros. Servir com atenção, por amor, na vida familiar: marido-esposa, pais-filhos; na vida profissional: patrões-empregados, chefes-operários, governantes-governados, professores-alunos; na vida de apostolado: catequistas-ensinados, pregadores-ouvintes, crianças-idoso/doentes; na vida social: políticos-economistas-homens da cultura e do lazer.

A grande máxima-chave de toda a vida feliz e alegre é a de Jesus Cristo: “o que fizestes ao mais pequeno foi a mim que o fizestes”. E ninguém vos tirará essa alegria.

Que bom servir com alegria! Mas servir sem ser lorpa. Servir mesmo, construindo um mundo melhor, mais digno e mais humano.

Comentários

Mensagens populares