COREIA DO SUL p.fr CHINA o avião papal sobrevoa o país

COREIA DO SUL p.fr
CHINA  o avião papal sobrevoa o país

Francisco chegou na manhã desta quinta à Coreia do Sul para uma visita de cinco dias. Antes da viagem, o Papa enviou seus "melhores desejos" ao presidente da China, Xi Jinping, e à população do país num telegrama enviado pouco antes de o avião em que viajava sobrevoasse pela primeira vez a potência asiática.
"Antes de entrar no espaço aéreo chinês, estendo meus melhores desejos a sua excelência (Xi Jinping) e a seus concidadãos, e invoco bênçãos divinas de paz e bem-estar a toda a nação", disse o pontífice no habitual telegrama que envia aos países que sobrevoa, revelou o jornal oficial chinês "Global Times".
O facto de Pequim aprovar a rota sobre seu espaço aéreo do avião papal foi interpretado como um sinal de relaxamento das tensas relações entre China e Vaticano, já que  numa viagem semelhante à Coreia do Sul em 1989 esse roteiro foi negado a João Paulo II.
Existem na China entre oito e 12 milhões de católicos, segundo dados do Vaticano, divididos entre os pertencentes à Igreja oficial ("Patriótica") - controlada pelo governo comunista - e a clandestina, em comunhão com Roma e perseguida por Pequim.
O Vaticano e a China não mantêm relações diplomáticas desde 1951, depois de Pio XII excomungar dois bispos designados pelo governo chinês, que por sua vez expulsou o núncio apostólico, que se estabeleceu na ilha de Taiwan.
Para retomar as relações diplomáticas, Pequim exige que o Vaticano rompa antes com Taiwan e não "interfira" nos assuntos internos chineses.

No entanto, alguns católicos chineses foram até Coreia do Sul para acompanhar a visita do Papa, embora não tenha havido viagens organizados por igrejas locais.

Comentários

Mensagens populares