ÉBOLA LIBÉRIA declara estado de emergência

ÉBOLA
LIBÉRIA declara estado de emergência
O Presidente da Libéria declarou estado de emergência no país durante o surto de Ebola, chamando-o de "perigo claro e presente". Cerca de 300 liberianos foram infectados pelo vírus.

Presidente Ellen Johnson Sirleaf declarou na quarta-feira à noite, o alerta para que se tomem medidas  necessárias extraordinárias "para a própria sobrevivência do nosso estado."
"O escopo e a escala da epidemia, a virulência e  letalidade do vírus já ultrapassam a capacidade e a responsabilidade legal de qualquer agência de um governo ou ministério", disse ela em seu discurso de estado de emergência.
Ele disse que o estado de emergência iria durar por um período mínimo de 90 dias, e os planos seriam apresentados ao parlamento na quinta-feira.
Cerca de 300 liberianos foram infectados pelo vírus, que se espalhou em florestas a oeste da África desde o início do ano. Mais da metade das pessoas em que pegou morreram.
"A ameaça continua a crescer", alertou Sirleaf.
"A ignorância, a pobreza, bem como as práticas religiosas e culturais arraigadas continuar a agravar a propagação da doença", acrescentou.
Durante uma reunião de dois dias quarta-feira em Genebra para discutir a epidemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que 932 pessoas haviam morrido de surto de Ebola na África Ocidental, incluindo 45 pacientes que morreram entre 02 de agosto e 4 de agosto maioria das mortes recentemente notificados estavam na Libéria.
O número de suspeitos, casos prováveis ​​ou confirmados subiu para 1.711, segundo a OMS.
Também está  crescendo o medo porque o vírus está se mantendo no país mais populoso da África, na Nigéria. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde da Nigéria confirmou que uma enfermeira havia morrido do vírus e que mais cinco pessoas foram diagnosticadas com a doença.
O vírus altamente contagioso apresenta-se sob a  forma de febre hemorrágica que pode causar febre grave, hemorragia incontrolável e insuficiência de órgãos.
hc / LW (AFP, AP, Reuters)



Comentários

Mensagens populares