FILIPINAS «MISSÃO E COMPAIXÃO» logotipo da visita do Papa Francisco

FILIPINAS
«MISSÃO E COMPAIXÃO» logotipo da visita do Papa Francisco

«Misericórdia e Compaixão: serão estas, conforme as intenções do episcopado filipino, as palavras-chave da viagem que o Papa Francisco realizará no arquipélago asiático de 15 a 19 de Janeiro de 2015. De facto Mercy e Compassion são duas palavras que encimam o logotipo postado em rede no site papalvisita.ph, elaborado nestes últimos dias pela Conferência episcopal para oferecer notícias e informações em tempo real sobre a visita do Pontífice.
Francisco será o terceiro bispo de Roma que visitará o único país - juntamente com Timor Leste - de maioria católica em toda a Ásia. O primeiro, há quarenta e quatro anos, foi Paulo VI, que na sua última peregrinação do pontificado visitou Manila de 27 a 29 de Novembro de 1970. João Paulo II foi duas vezes: de 17 a 22 de Fevereiro de 1981 e de 12 a 16 de Janeiro de 1995.
Portanto, a visita papal realiza-se significativamente vinte anos depois da histórica Jmj de Manila, quando mais de cinco milhões de pessoas participaram na missa conclusiva presidida pelo Papa Wojtyla..
No que diz respeito aos temas do logotipo, «misericódia e compaixão», o arcebispo de Lingayen-Dagupan, Socrates B. Villegas, presidente da Conferência dos bispos católicos das Filipinas (Cbcp), explicou o seu significado. Trata-se, afirmou, de dois «ideais queridos a Jesus», que se referem explicitamente às linhas-guia do magistério do Papa Francisco. Não é por acaso que o prelado convida os fiéis a prepararem-se para a visita deixando-se interpelar pelo lema do Pontífice: Miserando atque eligendo. « Não são - recordou a este propósito - a logística, a segurança e as infra-estruturas que nos preparam melhor para a visita papal? Procuremos imitar o Papa Francisco na sua humildade e na sua compaixão. Façamos nossa a sua viagem apostólica de misericórdia antes que ele chegue».
Além de caracterizar a home do site, as palavras Mercy e Compassion foram colocadas em primeiro plano no logotipo, onde é retratado o Pontífice com uma cruz branca e dourada e uma chama com as cores da bandeira nacional das Filipinas.

Comentários

Mensagens populares