CHINA China e futuro do cristianismo

CHINA

China e futuro do cristianismo

AChina poderá tornar-se no país
 mais cristão do mundo!

O jesuíta Matteo Ricci, não fora a cegueira do Vaticano, que interveio desgraçadamente, impedindo-o, pretendia uma síntese entre o Evangelho e a cultura milenar do povo chinês.
Desde 1951 que a China não tem relações diplomáticas com o Vaticano. Mas o Governo chinês felicitou Bergoglio a seguir à sua eleição como novo Papa. Recentemente, Francisco declarou aos jornalistas: "Estamos próximos da China…É um grande povo do qual gosto muito."
E, apesar da proibição do cristianismo e das perseguições ferozes, na Revolução Cultural no tempo de Mao, a situação mudança é surpreendente. Desde 1976, com a morte de Mao, as igrejas começaram a reabrir e há quem pense que a China poderá tornar-se o país com maior número de cristãos. A  China está destinada a tornar-se muito rapidamente o maior país cristão no mundo", disse Fenggang Yang
Cresce sobretudo a comunidade protestante. Em 2010, já havia mais de 58 milhões. "Mao pensava que poderia acabar com a religião. E julgava ter conseguido", diz Yang.
A situação parece preocupar seriamente as autoridades chinesas, que, por outro lado, não quererão 70 milhões de cristãos como inimigo.
É muito significativo que pela primeira vez, a China abra o espaço aéreo para que um papa, Francisco, possa sobrevoá-la!  (18.08.2014

Comentários

Mensagens populares