IRAQUE Situação dos cristãos perseguidos - Falta de Apoio internacional

IRAQUE
Situação dos cristãos perseguidos - Falta de Apoio internacional
 Cristãos iraquianos refugiados na Jordânia rezam
 pela paz no seu país. Foto: EPA (arquivo)
Lisboa, 11 ago 2014 (Ecclesia) –

O patriarca da Igreja Caldeia, o Líder da Maior Comunidade Crista do Iraque, diz que a situação dos cristãos no país é de "desastre extremo", com "milhares de familias" em fuga devido à ameaça dos extremistas islâmicos.
Num Comunicado veiculado hoje pela Fundação Ajuda a Igreja Que Sofre, D. Louis Sako sublinha a necessidade de Apoios, sobretudo para pessoas que perderam tudo no meio do conflito com as tropas iraquianas a Grupos Armados de "jihadistas", na capital Bagdade e outras cidades, como Kirkuk e Sulaymaniyah.
Só em Ankawa e Dohuk são já mais  de 130 mil refugiados cristãos que  permanecem "em situação deplorável", muitos deles obrigados a dormir "em Igrejas e Escolas e mesmo" nas ruas e parques públicos ".
"Criancas e idosos" à mercê da "morte", enquanto a "ajuda humanitária" se tem revevelado "insuficiente", lamenta o patriarca caldeu.
Para D. Louis Sako, é essencial que a comunidade internacional consiga desenvolver uma estratégia eficaz para pôr cobro ao conflito e ao mesmo ritmo salvaguardar a vida dos cristãos e de todos os civis inocentes.
O responsável cristão classifica mesmo como "decepcionante" a forma como os Estados Unidos da América estão a intervir nesta situação e lamenta a falta de organização e a ineficácia das estratégias de ajuda humanitária às vitimas da guerra.
Como necessidades temos a "agua potável, medicamentos e alimentos cuja necessidade aumenta de dia para dia", alerta o patriarca, que ainda deixa algumas interrogações quanto ao futuro dos refugiados cristãos.
"O que vai acontecer aos bens, propriedades e empregos destes milhares de cristãos forçados a fugir dos terroristas slâmicos? E os que desejarem emigrar?, Como vão obter os documentos e o dinheiro necessários para isso? E os que vivem nos campos de refugiados, como vão sobreviver ao inverno? Quationa D. Luis Sako.
Nesta segunda-feira chega ao Iraque um enviado pessoal do Papa Francisco, Cardeal Fernando Filoni, antigo Núncio apostólico do país, com a Missão de verificar as condições das populaçõesno terreno e "assegurar" a todas como vitimas de uma "próximidade" da Igreja Católica . AIS/ JCP


Comentários

Mensagens populares