SUDÃO DO SUL Na África: um conflito contra crianças

SUDÃO DO SUL
NA ÁFRICA: um conflito contra crianças

No Sudão do Sul são mais de 9 mil as crianças-soldado
11 De Agosto De 2014 - 13:46 SUDÃO DO SUL
"O conflito actual não é nem mais nem menos do que uma guerra contra as crianças" denunciam os especialistas da União Africana (UA), num relatório divulgado no final de uma missão no Sudão do Sul para avaliar o impacto da violência que começou em dezembro, num segmento da população mais vulnerável.
De 3 de agosto a 9, confirma o porta-voz Eric MISNA Ngandu Abibo, os especialistas visitaram a capital Juba, a cidade de Bor e da cidade de Minkaman, o local de um campo de refugiados na margem oeste do Nilo Branco. "Testemunhos recolhidos - diz o relatório - indicam que o impacto dos conflitos nas crianças nos últimos oito meses tem sido ainda mais devastador do que a de todos os 21 anos da última guerra civil."
Uma visão que foi motivada por denúncias e evidências de que os peritos ouviram e viram com seus próprios olhos. Em Bor, a capital da região oriental de Jonglei, refere-se a "490 corpos em valas comuns de crianças identificadas dentro ou na periferia da cidade."Drama é também o fenómeno de crianças que perderam os pais ou que não podem encontrá-los por causa de um conflito que, em poucos meses forçou cerca de um milhão e meio de pessoas a deixar suas casas e aldeias.
Uma secção inteira do relatório é então dedicada ao recrutamento de crianças-soldados, definido como "um fenómeno crescente." Desde dezembro, apenas em Jonglei, as crianças "sequestradas" teriam sido 900. Segundo a ONU, apenas nas fileiras das forças leais ao presidente Salva Kiir crianças-soldado seriam cerca de 9000. Neste sentido, os especialistas africanos estão pedindo tanto ao governo como aos rebeldes liderados por Riek Machar para cumprirem com os compromissos assumidos em junho diante dos representantes das Nações Unidas.

Mas também está alarmado com a fome, o que de acordo com a UNICEF é surpreendente em muitos aspectos, quatro milhões de pessoas, cerca de 40% da população do Sudão do Sul. De acordo com os dados da ONU, no risco de insegurança alimentar há 840 mil crianças menores de cinco anos e 328 mil mulheres grávidas ou mães recentes. MISNA

Comentários

Mensagens populares