CEGUERA Num mundo de cegos

CEGUERA     Num mundo de cegos  


Há neste mundo em que vivemos ou vegetamos, um mundo imenso de cegos. Aqueles cegos que assim nasceram do ventre da sua mãe, sem nunca terem visto a luz do dia. Os que, depois da experiência de verem, ficaram cegos por causa de um desastre, e com o traumatismo da rapidez com que isso aconteceu de um momento para o outro. Os que foram ficando cegos pouco a pouco diminuindo a capacidade de verem a cegueira corrigida com lentes de graduação, até deixarem de ver a luz do dia, ou de verem as coisas iluminadas pela luz do dia, ou até mesmo por causa de uma medicação errada.

Sentados na esquina da rua, ou à porta de casa, onde pessoas amigas os puseram, para apanharem o calor do sol, ou sentirem o barulho da vida passando na rua e as saudações das pessoas, caminhando nas estradas munidos com o bastão de cego para que alguém os possa ajudar ou ter cuidado para os não atropelar. Sentados numa cadeira, serenamente enfrentando a sua sorte, ou trabalhando em fábricas em serviços próprios e capazes com a alegria de serem úteis.
A este propósito lembro que tive um amigo cego, num curso de preparação para o matrimónio, que foi trabalhar nos telefones de um hospital e qual não era a alegria dele, quando me conhecia pela voz, ao dirigir-me a esse hospital!
Vivendo muitas vezes o peso atroz e até de desespero, dia a dia renovado, porque infelizmente poucos ligam àquele que teve o azar de nascer cego, e cada vez há menos gente capaz de se colocar no lugar dos que sofrem, para poder entendê-los e ajudá-los.

Mas há cegos da vista e cegos de coração. “Não pode um cego guiar outro cego”, disse Jesus. Podem ambos cair num barranco. Há-os que vivem sozinhos, passando dias de loucura e angústia. Mas há-os optimistas que vêem com o coração, que acham que para tudo há saída, sobretudo quando se tem a esperança numa vida eterna, numa felicidade duradoira, a alegria da fé num Deus bom e a alegria de uma pessoa amiga.
Temos necessidade uns dos outros, não o podemos duvidar sequer, porque afinal todos somos cegos de alguma coisa. Se pensamos bem, sentimo-nos rodeados de cegos e de gente que só fala de si mesmo, que sabe tudo, que é melhor que todos. Que merece governar a todos e que dá lições de tudo. De gente que só fala de dinheiro, de loucura, de esperanças mentirosas. De gente que vê com os olhos do corpo, mas nunca experimentou ver com olhos da alma.
E há tantas, tantas coisas maravilhosas para ver com a alma!
Sai de ti, põe-te a caminho. Abre os olhos que Deus te deu. Não vejas o mundo cheio de escuridão. Há beleza no jardim da humanidade. E essa beleza foi também feita para ti. Dá graças a Deus por poderes vê-a. Como podias ser feliz e fazer tanta gente feliz! Como podias ver e fazer outros verem também!


Comentários

Mensagens populares