COREIA DO SUL Papa Francisco beatifica 124 mártires coreanos em Seul

COREIA DO SUL

Papa Francisco beatifica 124 mártires coreanos em Seul

Pontífice falou sobre o sentido do sacrifício num mundo confrontado entre a abundância material e uma enorme pobreza

Papa beatifica 124 mártires em SeulP

Fieis participam de missa conduzida pelo papa Francisco no Estádio da Copa do Mundo de Daejeon, na Coreia do Sul(AFP)

O Papa Francisco beatificou no dia 16 (sábado),  em Seul, 124 mártires sul-coreanos, na presença de milhares de fiéis reunidos na Porta de Gwanghwamun, aos quais perguntou sobre o sentido do sacrifício num mundo confrontado entre a abundância material e uma enorme pobreza. Primeiro Papa a visitar a Ásia desde 1999, Francisco chegou à Porta de Gwanghwamun num pequeno carro conversível da Kia fabricado especialmente para a ocasião. Pontes, ruas e estações de metro próximas à praça foram fechadas, e atiradores de elite foram posicionados nos telhados para garantir a segurança do Papa e dos fiéis.
Ao celebrar a missa em memória dos primeiros cristãos do país, Francisco refez sua advertência da véspera contra a sociedade de consumo, responsável por uma "desesperança" que induz ao consumo de drogas e ao suicídio, e voltou a proferir a fé e o sacrifício de Jesus como um caminho de salvação diante da deterioração dos valores humanos. "Os mártires nos chamam a recolocar Jesus acima de tudo e a ver tudo neste mundo relacionado com Ele e seu reino eterno. Isto nos leva à pergunta se há alguma coisa pela qual estaríamos dispostos a dar nossas vidas", destacou o Papa no terceiro dia de sua visita ao "país da manhã tranquila".
O exemplo dos mártires coreanos, que aceitavam "a igual dignidade de todos os baptizados" e privilegiavam "uma forma de vida fraternal que desafiava as estruturas sociais rígidas de sua época", tem muito a dizer "em uma sociedade onde ao lado de imensas riquezas se desenvolve a mais abjecta pobreza, onde raramente o grito dos pobres é ouvido", disse o pontífice. O catolicismo foi introduzido na Coreia do Sul por leigos letrados, iniciados nesta nova "sabedoria" por jesuítas vindos da vizinha China e por missionários europeus.




Comentários

Mensagens populares