Revista BOA NOVA

Revista BOA NOVA
90 anos ao serviço da Boa Nova

Texto: Padre Artur de Matos
Foi em 15 de Agosto de 1924 que apareceu pela primeira vez “O Missionário Católico”, revista modesta d informação   missionária, pioneira da imprensa missionária em Portugal, no estilo popular em que apareceu. Graças ao grande impulso missionário de D. Teotónio Vieira de Castro, Bispo de Meliapor e Superior dos Colégios Missionários de Tomar, Cernache e Cucujães, «O Missionário Católico» nasceu como «Boletim Mensal dos Colégios das Missóes Religiosas dos Padres Seculares Portugueses». E, depressa, se tornou referência da preocupação missionária da Igreja, em Portugal, pelos territórios coloniais de então, a saber: Goa, Macau, Damão, Diu, Meliapor, Cochim, Singapura, Angola e Gongo, Moçambique, Timor, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné. Nesta publicação missionária mensal colaboravam, com muita assiduidade, os missionários seculares portugueses, espalhados pelas colónias de então. Era verdadeiramente um veículo noticioso da presença missionária de Portugal nas suas tuguesa das Missões Católicas, «O Missionário Católico” foi logo assumido como o seu ógão de comunicação e de informação missionárias, seguindo o mesmo formato e o
mesmo estilo. colónias. Muito lido em Portugal.
Com a transformação dos Colégios das Missões na Sociedade Portuguesa das Missões Católicas , «O Missionário Católico» foi logo asssumido como seu órgão de comunicação e informação, seguindo o seu formato e o mesmo estilo. Publicado ininterruptamente desde 1924, passou, naturalmente por diversas etapas até 1970, em que recebeu o nome de “BOA NOVA”. In Boa Nova, Agosto.setembro, 2014.


*Em princípios dos anos 90 a revista passou a ser a cores  o que lhe deu uma nova vida. Esta mudança é obra do Padre Armando Soares, que foi Chefe de Redacção durante mais de 20 anos.

Comentários

Mensagens populares